E-nikki: Nossas Vivências Dekassegui

Compartilhe

Na próxima quinta-feira, dia 29, a partir das 20h, o Projeto Network promove um encontro especial: reúne convidados para um bate-papo online tendo como tema central a participação deles no concurso “Dekassegui 30 Anos –Nossas Vivências”.

“Trata-se de um concurso inédito, diferente, em que quisemos transportar para o Brasil um pouco da rica experiência vivida nas escolas pelos decasséguis e seus filhos durante sua estada no Japão”, afirmou Yoshio Yoshizane, presidente da Comissão Projeto Network. Ele foi idealizado como um dos eventos comemorativos aos 30 anos da comunidade brasileira no Japão organizados pelo Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e Ciate – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior e patrocinado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Os participantes foram convidados a apresentar seus trabalhos no formato “e-nikki”, semelhante a um “diário ilustrado”, que combina texto e ilustração. Atualmente, ressalta o presidente, “há uma incentivo para que crianças e adultos utilizem o e-nikkei como foram de expressão, combinando texto e ilustração para melhor expressar os sentimentos”, completou.

Aberto a todos os interessados, os trabalhos foram enviados por meio digital. Foram inscritos 10 trabalhos que foram enviados para uma comissão julgadora formada por nove profissionais de diferentes especialidades e diferentes faixas etárias.

O trabalho vencedor foi premiado com um notebook, além do diploma de Honra ao Mérito e os cinco melhores classificados com diplomas de Honra ao Mérito. Todos os trabalhos foram publicados nos Anais do Simposio Internacional do Ciate 2020, em português e japonês.

Estão confirmadas as participações dos convidados: Aimée Sayuri Matai (autora do trabalho “Reflexões”), Cristina Miyuki Sato Mizumura (autora do enikki “Anotações de descobertas tardias”), Raphaela Ikeuchi (autora do trabaho “Peixe fora d´água”), Tayane Yumi Mezo (autora do enikki “Minha vida no Japão”).

Assista o encontro online dos participantes convidados do Concurso Bunkyo-Ciate Dekassegui 30 Anos: Nossas Vivências pelo link: https://www.youtube.com/bunkyodigital

Os vencedores foram anunciados no final e colocamos na tabela abaixo:

Colocação Titulo Autor
1 Minha vida no Japão Tayane Yuri Mezo
2 Peixe fora d´água Raphaela Ikeuchi
3 Anotações de descobertas tardias Cristina Miyuki Sato
3 Reflexões Aimee Sayumi Matai

Conheça os participantes e seus trabalhos:

Aimée

Luiz

Anderson

Raphaela

Cristina

Sofia

Davi

Tayane

Lucas

Vera

Confira o calendário de eventos completo