JICA comemora 50 anos da bolsa aos nikkei

Compartilhe

 

A JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão realiza, no próximo dia 30 de outubro, a partir das 19h, a transmissão digital da cerimônia comemorativa aos 50 anos das bolsas de treinamento nikkei.

O programa de bolsas ao Japão foi iniciado em 1971 pela organização anterior à JICA, o Serviço de Imigração do Japão (JEMIS) e visava a formação de sucessores dos imigrantes agrícolas.

Na sequência, em 1974, foi instituída a JICA resultante da unificação das organizações do governo japonês relacionadas à imigração, e que passou a ser responsável pelo programa de recebimento dos bolsistas.

Em 1994 foi instituído o Programa de Treinamento Nikkei visando contribuir, por meio da cooperação técnica voltada aos nikkeis latino-americanos, ao desenvolvimento das nações para onde foram destinados os imigrantes japoneses.

Desde 2018, o programa foi alterado para “Programa de Treinamento para a Comunidade Nikkei” e passou a contemplar várias áreas tais como: medicina, bem-estar social, ensino da língua japonesa, agricultura, engenharia elétrica e telecomunicações, entre outras.

Até o ano fiscal de 2019, o programa de bolsistas e de treinamento nikkei beneficiou 4.810 nikkeis provenientes de 15 países da América Latina. Acesse o link http://bit.by/jica50anos para acompanhar a programação comemorativa.

Confira o calendário de eventos completo