Brasileiros no Japão e os Desafios da Pandemia

Compartilhe

O Ciate – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior realiza nos dias 3 e 4 de dezembro próximo, o Simpósio Internacional “Os Desafios dos Brasileiros no Japão diante da Pandemia e Novas Perspectivas para 2022”.

O evento será em formato on-line (com tradução simultânea japonês/português) e contará com a participação de autoridades e especialistas japoneses e brasileiros.

O Ciate, entidade sem fins lucrativos, constituída há 29 anos, em São Paulo, é a “única organização de apoio ao trabalhador brasileiro no Japão com reconhecimento dos governos brasileiro e japonês”, ressalta o presidente Masato Ninomiya.

Entre as inúmeras atividades, está o Simpósio Internacional, realizado anualmente em São Paulo, com representantes dos dois países para atualização da situação envolvendo o movimento decasségui.

Na sexta-feira, dia 3 de dezembro, o Simpósio abre às 20h, com as saudações das autoridades, seguindo-se palestras do presidente do Ciate, Masato Ninomiya; embaixador Katsuyuki Tanaaka, presidente da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai e Kumiko Sakamoto, presidente da NPO Aidensha.

No sábado, dia 4 de dezembro, os trabalhos terão início às 8h, com uma sequência de diferentes palestras relacionadas ao tema central (veja em anexo a programação completa).

O Simpósio Internacional “Os Desafios dos Brasileiros no Japão diante da Pandemia e Novas Perspectivas para 2022”, tem o apoio do Bunkyo – Projeto Network, e poderá ser acompanhada pelos links:

Dia 03/12 – para transmissão em português: https://youtu.be/PZw2dDzRDig

Dia 03/12 – em japonês: https://youtu.be/lBmoO3OKniw

Dia 04/12 – em português: https://youtu.be/zHl8xUZnHBI

Dia 04/12 – em japonês: https://youtu.be/fZT9ti9md70

Confira o calendário de eventos completo