Falecimento de Toshiaki Yamamura

Compartilhe

Foto do Sr. Toshiaki Yamamura, falecido aos 80 anos; sempre contribuiu com as atividades da comunidade nipo-brasileira, principalmente na região do Vale do Ribeira – créditos: Aldo Shiguti

Faleceu no último dia 6, domingo, Toshiaki Yamamura, aos 80 anos de idade. Internado no Hospital São José de Registro, veio a falecer por insuficiência respiratória decorrente da Covid-19.

Toshiaki era casado com Junko Yamamura e tinha quatro filhos (Lincoln Takeshi, Celina Yumi, Patrícia Mari e Marcos Toshio).

O velório está sendo realizado no salão do Templo Budista (Registro Nishi Honganji), até às 14h desta segunda-feira (dia 7), e depois o corpo seguirá para a cidade de Campo Largo para ser cremado.

Yamamura era Diretor Regional do Bunkyo, da região Sudoeste e Vale do Ribeira. Recém reeleito presidente da UCES – União Cultural e Esportiva Sudoeste, também era presidente da FENIVAR – Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira (entidade que fundou em 2007), conselheiro da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro e presidente do Templo Budista de Registro.

Nascido na Manchúria, em 30 de maio de 1941, Toshiaki era o 6º filho de Meizo e Hanae Yamamura. A família retornou ao Japão, em dezembro de 1944 com o final da Segunda Guerra.

Depois, em 1954, parte da família emigrou ao Brasil como “yobiose” (por meio de carta de chamada de parente) e foi para Ibiúna. Mudou logo depois para Registro para trabalhar na lavoura de chá. Em 1956, os Yamamuras começaram a fabricar “tatami”, produto que ainda continuam a produzir. O patriarca Meizo administrou a empresa até 1966, passando para Toshiaki que a dirigiu até 2007 quando foi assumida por um filho e um sobrinho.

Sempre envolvido com as atividades da comunidade nipo-brasileira, principalmente, da região do Vale do Ribeira, Toshiaki Yamamura foi praticante do judô (4º grau faixa preta), presidente do Rotary Club de Registro e presidente do templo budista Registro Nishi Hongwanji.

Dedicou-se ao fortalecimento da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (da qual foi presidente em diversas gestões), e realização de diferentes eventos para difusão da cultura japonesa. Como exemplo, temos o pioneiro festival de Tooro Nagashi de Registro que, no 2021 realizou sua 67ª edição, e é reconhecido como um dos importantes eventos do sul do Estado de São Paulo.

“Perdemos o nosso líder”, lamentou Silvio Furukawa, vice-presidente da UCES – União Cultural e Esportiva da Sudoeste.

Confira o calendário de eventos completo