Mensagem de Gratidão de Hermiro Yamaguti

Compartilhe

Aos 89 anos de idade, e 28 anos dedicados à memória da imigração japonesa no Brasil, o engenheiro Hermiro (Emílio) Yamaguti, visitou o Bunkyo no último dia 23 de março para transmitir sua “mensagem de gratidão”. Foi recebido pelo presidente Renato Ishikawa e pela vice-presidente Lídia Yamashita.

“Hoje deixo minha participação oficial nos eventos”, anuncia, mas “não será uma despedida”, ressalta para justificar que “sentindo cada vez mais o peso da idade, terei que limitar as minhas atividades”.

Hermiro Yamaguti, membro atuante da comunidade católica, viveu sua infância em Promissão (noroeste paulista) e, na década de 1940, início de 1950, passou a residir na rua Dr. Siqueira Campos, no bairro da Liberdade (SP). Próximo dali estava o casarão de Arnaldo Dumont Villares, que ocupava partes das ruas Pirapitingui, Taguá e Dr. Siqueira Campos, família tradicional paulistana relacionada ao setor industrial (Elevadores Atlas, Aço Villares, VIBASC e Equipamentos Villares).

Hermiro, que fez curso básico industrial, técnico de Máquinas e Motores e depois a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), manteve contato próximo com um dos filhos, Arnaldo de Azevedo Villares. Juntos, se dedicavam à manutenção e recuperação de carros antigos, também à montagem de aeromodelismo e planadores (iam para Interlagos e Parque Ibirapuera para fazê-los voar). Hermiro também se recorda das primeiras lições de direção nas pistas de Interlagos.

Dessa convivência na juventude com a família Villares, além do conhecimento adquirido na área de mecânica, também recebeu muitas ferramentas de presente e que foram preservadas (e usadas) ao longo dos anos.

Com orgulho, ressalta que esse material foi usado para construir os jardins japoneses do Projeto Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – Panib de 2008. Esta iniciativa tem como figura principal da Igreja de Cristo Reis dos 26 Mártires do Japão, localizada no bairro Gonzaga, em Promissão (SP), cuja maquete foi entregue nas mãos do representante do Papa Bento XVI durante a realização do CNBB – Conferência Nacional dos Bispo do Brasil, em 2008.

Em sua “Mensagem de Gratidão”, Hermíro Yamaguti, afirma estar “imensamente agradecido às pessoas, entidades públicas e privadas que compartilharam e apoiaram minha caminhada nos projetos e eventos em comemoração à imigração japonesa no Brasil”. Ressalta que o principal desafio dessa caminhada iniciou em 1995 com a campanha pela restauração da Igreja de Cristo Rei, com ações de melhorias, divulgação e realização de eventos “deste importante patrimônio histórico e religioso”.

A monumental Igreja de Cristo Reis dos 26 Mártires do Japão localizada no bairro Gonzaga, em Promissão, importante patrimônio histórico e religioso do Brasil

A Igreja de Cristo Rei foi inteiramente construída por imigrantes japoneses e inaugurada em 15 de agosto de 1938, sendo a primeira missa celebrada pelo monsenhor Domingo Chohachi Nakamura.

Yamaguti destaca que, exatamente neste ano, comemora-se o centenário da vinda do missionário Domingos Nakamura ao Brasil para evangelização e apoio espiritual aos imigrantes japoneses. Ele foi o responsável pela construção da primeira capela no bairro do Gonzaga, em Promissão e, atualmente está no Vaticano o processo de sua beatificação.

Em sua mensagem, Yamaguti ainda destacou sua gratidão por ter “nascido e vivido a primeira infância em Gonzaga, numa família da comunidade cristã, em Promissão, na colonização iniciada por Shuhei Uetsuka, em 1918”. Acrescenta também seu testemunho por: “tendo visto e sentido a fé e a sofrida labuta dos imigrantes japoneses e busca de um futuro melhor para eles e seus filhos”.

Confira o calendário de eventos completo