A movimentada Festa da Cultura Japonesa

Compartilhe

Yakissoba da praça de alimentação do Bunka Matsuri

O final de semana, dias 17 e 18 de junho, data relacionada à comemoração da imigração japonesa, o Bunkyo recebeu a visita de cerca de 20 mil pessoas para o Bunka Matsuri – a Festa da Cultura Japonesa.

Foram dois dias movimentados com uma programação variada para atender às expectativas do público.

Para quem buscava a culinária japonesa, a Praça de Alimentação servia desde o tradicional (e importado do Japão) peixe sanma grelhado até o popular yakissoba, além dos deliciosos bolos preparados pelas integrantes do Coral Bunkyo ou os choux cream do Nanaya.

Já, na Praça dos Bazaristas, além dos tradicionais produtos orientais, destaque para os artesanais confeccionados com capricho e criatividade.

No amplo Espaço Multiuso (antigo Ginásio de Esportes), muita coisa interessante para visitar e experimentar: workshop de artes marciais, exposição e vendas de bonsai, orquídeas, produtos de animê, entre outros.

No Espaço Cultural, outra turma movimentada e entretida em diferentes atividades: Maid Café e seus cupcake, kokedama do Matsu Store, oficina Kids, exposição de arte koguei, oficinas de costura criativa, mangá, orimono, oshibana, flores de papel, origami e oshie. Ou ainda, exposição e vendas das publicações da Nikkei Bungaku, aula de culinária, etc.

No Grande Auditório, junto com os eventos maiores, também foi programada uma série de apresentações de música, dança japonesa e taiko, além da estreia e debate sobre o filme “Onde as ondas quebram” (direção de Inara Chayamiti).

No Salão Nobre, além da exposição de Ikebana, foi apresentado o desfile de Kimono, demonstração de cerimônia do chá e concerto de shamisen (Matheus Bittencourt).

Bunka Matsuri e imigração japonesa

“Estamos de volta à nossa casa depois dos transtornos da pandemia”, anuncia Patricia Takehana, coordenadora geral do evento. E esse retorno foi em grande estilo, ao adotar como tema central os 115 anos da imigração japonesa, englobando uma série de ações e incorporando novas atividades.

A coordenadora explica que, basicamente, esta edição do Bunka Matsuri foi planejada tendo como referência o passado, presente e futuro.

Cerimônia do Chá

O passado foi celebrado no dia 18 de junho, Dia Nacional da Imigração Japonesa, com a missa matinal em ação de graças na Igreja São Gonçalo, na Praça João Mendes, centro da cidade. Depois, às 13h, no Grande Auditório do Bunkyo, autoridades representantes dos órgãos governamentais japoneses, das entidades nipo-brasileiras e público em geral participaram do Ofício Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses. Este ato religioso foi celebrado pela Federação das Escolas Budistas com a presença dos representantes de cada escola.

Na manhã do dia anterior, realizou-se a tradicional homenagem aos Hakujusha (imigrantes de 99 anos ou mais), uma cerimônia que celebra a vida e manifesta a gratidão aos pioneiros.

Neste ano, foram 35 hakujusha inscritos, sendo que 18 deles estiveram pessoalmente na cerimônia e 12 deles foram representados por familiares.

Já no item presente destaca-se a comemoração do Dia Internacional do Nikkei (todo dia 20 de junho) com três painéis realizados no Salão Nobre.

No sábado, dia 17, à tarde, Leiko Matsubara, Takashi Yamanishi e Tae Suzuki, todos professores, debateram sobre “Preservando nossas raízes; a importância do idioma na comunidade Nikkei”. 

Além de tratar sobre as mudanças no uso e aprendizado do japonês – que deixou de ser a primeira língua dos nipo-brasileiros -, abordou-se sobre a questão da tradução e dificuldades que enfrenta o ensino do japonês na USP devido a carência de professores (dos antigos nove, agora são cinco professores contratados).

Paineis da comemoração do Dia do Nikkei

O segundo painel teve a mediação de Fernando Matsumoto, com o tema: “Aromas, cores e tradição – explorando os valores nikkeis na gastronomia e a arte”, com os depoimentos da artista Camila Gondo e da chef Telma Shiraishi (restaurante Aizomê).

No dia seguinte, o terceiro painel tratou sobre “Do desenho à tinta – a imaginação japonesa nos animês, animação e tatuagem” com Bianca Sakai, Takashi Yamanishi e Andrea Mina, com a mediação de Fernando Matsumoto.

Auditório lotado: Miss Nikkey e Cosplay

Ainda nos itens relacionados ao presente, explica a coordenadora, duas novidades: A primeira aconteceu no dia 17, o Concurso Miss Nikkey, etapa São Paulo, com a participação de 21 candidatas.

Grande Auditório lotado pelas torcidas organizadas (com direito a cartazes, faixas e adereços) e público em geral, todos acompanharam animados (e ansiosos!) o veredito dos jurados.

Apresentado por Kendi Yamai, o concurso foi uma das etapas do estadual, cujas vencedoras disputam a etapa nacional que também acontece durante o Festival do Japão.

No Bunkyo, as vencedoras foram:  Clara Masae Imanaka, classificada Miss Nikkey Capital – SP 2023; Eliane Kaori Maehira ficou o título de 1ª Princesa e Gabrielly Lima Ono de 2ª Princesa. 

Eliane Kaori Maehira, a 1ª princesa, obteve a mesma classificação na fase estadual.

Concurso Miss Nikkey

O Bunka Matsuri, liderado pelo Comitê Jovem, teve como uma das preocupações “mostrar que os jovens também são bem-vindos nesta entidade”. Assim, para criar esse “clima”, muitos dos organizadores fizeram questão de usar algum adereço relativo aos animês/pop, e também estimular a presença de visitantes com suas fantasias.

O ponto alto desse processo aconteceu na tarde do dia 18, com o 1º Concurso de Cosplay Mundo Ok, no Grande Auditório, com lotação plena. 

Foram 80 cosplayers inscritos, devidamente fantasiados de diferentes personagens, que desfilaram no palco arrancando aplausos e manifestações das torcidas. Ao final, foram vencedores: 1º Ivy – Cinderella – Disney; 2º Hina – Hatsune Miku – Vocaloid e 3º Nami – Mary Bloody Queen (Blue Dress) – Identity V.O Bunka Matsuri 2023 – A Festa da Cultura Japonesa, realização do Bunkyo, foi patrocinada pela Fundação Kunito Miyasaka, Zion, Ston e Sakura. Contou com o apoio institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Instituto Paulo Kobayashi, Hospital Japonês Santa Cruz, Fundação  Japão, e apoio: Café Fazenda Aliança, Nakamise-ya, Alfa Alimentos, Kikkoman do Brasil, Original Tatamis, Comissão de Jovens Bunkyo, Revista Mundo Ok, Prius.Ind, Thikara Sake, jornais Nippon Já e Brasil Nippou.

Concurso de Cosplay 2023 Bunka Matsuri

Galeria de fotos do evento

Confira o calendário de eventos completo