Bunkyo e Prefeitura: Inauguração do NCI – Núcleo de Convivência de Idoso

Compartilhe

Cerimônia de inauguração do NCI, no salão nobre do Bunkyo.

“Um dia histórico para o Bunkyo”. Essa foi a definição do presidente Renato Ishikawa na cerimônia de inauguração do NCI – Núcleo de Convivência de Idoso, no último dia 21 de julho.

O evento, realizado o Salão Nobre, contou com a presença do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Dr. Carlos Bezerra Jr., supervisora de Assistência e Desenvolvimento Social – Regional Sé, Cássia Aparecida Travensolo e equipe técnica.

O NCI é um dos 80 equipamentos mantidos e geridos pela Prefeitura de São Paulo – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e será instalado no Bunkyo e terá a colaboração da Comissão de Assistência Social da entidade.

Trata-se de uma parceira com a finalidade de “assegurar os direitos socioassistenciais para a população que deles necessitar”. Por meio do NCI serão oferecidos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para a pessoa idosa.

O NCI inaugurado no Bunkyo, atenderá ao Distrito Liberdade, com capacidade para 200 vagas para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social (120 presenciais e 80 domiciliares), terá coordenação de Karin Basílio.

A Prefeitura Municipal, por meio da SMADS, fará repasse mensais pelos serviços e a parceira terá duração de cinco anos (até 2028).

Momento para os agradecimentos

O diretor Carlos Kendi Fukuhara inicia a cerimônia homenageando a presidente de assistência social, Seiko Amino.

A cerimônia de inauguração do NCI começou com um minuto de silêncio em memória da presidente do Comissão de Assistência Social, Seiko Amino, falecida no último dia 9 de julho.

“Hoje só temos agradecimentos neste momento em que chegamos a este Núcleo”, afirmou Zilah Daijó, coordenadora da Comissão de Assistência Social, ao abrir a série de saudações.

Inicialmente, citou o secretário Dr. Cássio Bezerra Jr. que, “com sua presença confirma a sensibilidade que tem com essa população e afirma a importância da proteção básica”.

Agradeceu também o presidente Renato Ishikawa “pela confiança posta a nós pela liderança da Seiko Amino que, embora não esteja presente entre nós, está aqui representada por seus filhos e netos, e nos deixou um grande legado”.

Prossegue: “um legado que tem permitido constituir o conceito de assistência social, não de favor, não da caridade, não de benevolência impregnada historicamente na sociedade e compreender que a assistência social, após a Constituição de 1988, passa a ser política pública de direito e proteção à vulnerabilidade”.

Zilah Daijó, coordenadora da Comissão de Assistência Social comemora a inauguração do projeto idealizado pelo prof. Reimei Yoshioka e Seiko Amino.

Zilah prossegue em sua saudação: “a vulnerabilidade a que estamos nos referindo, não significa apenas a financeira, estamos falando da vulnerabilidade emocional, da questão relacional”.

Agradeceu ainda a iniciativa do prof. Reimei Yoshioka que, junto com a Seiko Amino, “propiciou estarmos aqui comemorando esta inauguração”.

Ao Dr. Roberto Nishio, que a coordenadora Zilah definiu-o como “nosso embaixador”, expressou seu agradecimento por “abrir as portas para o novo, ser não apenas o vice-presidente, mas assessor, companheiro, endossar nossas ações, estimulando as pequenas conquistas para não nos desanimar e seguir em frente”.

Agradeceu ainda à equipe técnica e administrativa do Bunkyo e deu as boas-vindas à coordenadora Karin Basílio e sua equipe “que demonstrou sabedoria na gestão em termos público e privado”.

Mais adiante, afirmou: “tenho certeza que o NCI, com a inauguração, não se fecha em si mesmo, porque a assistência social por si só não basta, ela abre o território para tecer uma rede social para melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa”.

Ao finalizar, destacou: “nosso desejo para que este Núcleo, daqui alguns anos, se torne um dos melhores do Estado de São Paulo. Será muita pretensão? Acho que não, nós temos essa capacidade”.

Distrito Liberdade: atender à demanda

Na sequência, a supervisora da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Regional Sé, Cássia Aparecida Travensolo destacou que a abertura do NCI no distrito Liberdade “vem contemplar a demandar reprimida que aguardava ansiosamente pelo início dos trabalhos”.

Já o presidente Renato Ishikawa, afirmou que a implantação do NCI no Bunkyo “é um salto em nossas atividades iniciadas em 2015 quando elegemos a pessoa idosa como público alvo de nossas ações sociais”.

Lembrou ainda que o marco dessas ações ocorreu em 2021 graças aos subsídios da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, quando foi possível constituir o CCPI – Centro de Convivência da Pessoa Idosa, cujas atividades foram referências para vencer a concorrência púbica da SMADS e se credenciar para implantar o NCI no Bunkyo.

Em sua saudação, o presidente Ishikawa ressaltou o legado de Seiko Amino, lembrando que já hospitalizada, “foi confortada com a notícia de celebração do Termo de Cooperação para implantação do NCI” e sugeriu “designar este Núcleo de Seiko Amino em reverência a esta grande batalhadora”.

Já o secretário Dr. Cássio Bezerra Jr. destacou que “inaugurar uma NCI sempre é muito especial”, mas que esta “inauguração se reveste de simbolismo especial por estar aqui, no Bunkyo, no espaço social de uma entidade japonesa, por que, se tem alguma coisa que admiro na cultura japonesa são os seus valores e, entre os valores, tem algo que me toca muito é o respeito aos mais velhos”.

Ainda, lembrou que outro valor “que tenho certeza será agregado em nosso NCI é o valor de comunidade, o valor da importância à vida comunitária e isso faz toda a diferença”.

No encerramento da cerimônia, além do descerramento da placa de identificação do NCI Bunkyo providenciada para Prefeitura, realizou-se a apresentação de dança sênior pelo grupo de idoso do Bunkyo.    

Galeria de fotos

Confira o calendário de eventos completo