Festival das Cerejeiras: uma concorrida cerimônia de abertura

Compartilhe

Fotos por: José Roberto Kakazu

Uma homenagem especial aos 115 anos da imigração japonesa. Essa foi a cerimônia de abertura do 26º Sakura Matsuri, no último dia 1º de julho, no Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque.

A solenidade contou com a presença do vice-governador Felicio Ramuth, secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Antonio Júlio Junqueira de Queiroz e, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo Marcelo Cardinale Branco. Teve ainda a participação do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana e vários presidentes das maiores entidades nipo-brasileiras.

Por volta das 11h30, as autoridades participaram do plantio de mudas de sakura próximo ao Lago Imperial.

Depois, reuniram-se na concorrida cerimônia de abertura, no Ginásio de Esportes com a presença inédita de cinco prefeitos da região e vários representantes dos órgãos do governo japonês.

“Tenho a honra e privilégio de estar aqui e comemorar os 115 anos da imigração japonesa e do festival de celebração das cerejeiras, um símbolo verdadeiro da amizade entre os dois países”, saudou o vice-governador Felício Ramuth.

Já o cônsul-geral Ryosuke Kuwana, afirmou estar “feliz que os imigrantes tenham trazido as cerejeiras ao Brasil e agora possamos compartilhar da beleza de suas flores”. Também se referiu à expressão japonesa “ichigo ichie”, um encontro único, que só acontece uma só vez, que não se repete, “como as cerejeiras que só florescem uma vez ao ano”.

O prefeito de São Roque, Guto Issa, destacou a importância desse evento para a cidade, para o Brasil e afirmou estar “muito feliz em receber tantas autoridades ao mesmo tempo” em seu município.

Durante a cerimônia, foi prestada a homenagem póstuma ao ministro da Agricultura e Abastecimento, Alysson Paolinelli que faleceu no último dia 29 de junho.

Foi exibido um vídeo em homenagem aos imigrantes japoneses e show musical produzido pelo cantor Joe Hirata com a interpretação das canções “Kampai”, “Nascemos para cantar” (de Chitãozinho e Xororó) e “Arigatô Brasil”.

A abertura, além do vice-governador Felício Ramuth e os secretários Junqueira de Queiroz e Marcelo Cardinale Branco, contou com a presença dos prefeitos Guto Issa (São Roque), Antonio Alexandre Gemente (Mairinque), Josué Ramos (Vargem Grande Paulista), Paulo Kenji Sassaki (Ibiuna), Ângela Maluf (prefeita em exercício de Cotia) e Rosália Dantas (vice-prefeita de Santana do Parnaíba).

Estiveram presentes ainda José Joaquim Carlassa (Presidente da COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de São Roque), José Roberto Cruz (secretário de Turismo de Vargem Grande Paulista), Celso Itiki (vereador de Cotia), Luis Gustavo Napolitano (vereador de Cotia), Marcelinho (vereador de Vargem Grande Paulista), Walter Ihoshi (representante do secretário estadual de governo Gilberto Kassab), Emerson Mota (assessor do deputado estadual Capitão Telhada), Tomio Katsuragawa (assessor do vereador Aurélio Nomura).

Destaque também para as presenças de Márcio Shimomoto, presidente da JUCESP e Olavo Mitsuo Kimura, gerente executivo do Bradesco Nikkei.

Os órgãos governamentais japoneses foram representados pelos cônsul-geral Ryosuke Kuwana, Massayuki Eguchi, representante chefe da Jica Brasil e Hiroshi Hara, presidente da Jetro.

A solenidade também contou com os representantes das entidades nipo-brasileiras: Paulo Seichiti Saita (presidente do Enkyo), Eduardo Yoshida (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão), Silvio Furukawa (presente da UCES – União Cultural e Esportiva Sudoeste), Tsutomu Taniguchi (presidente da Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista), Rodrigo Peralta (presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Marinque e Secretário Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Mairinque). Akio Hashizume (presidente da Associação Mallet Golf Kokushikan), Sussumu Maeda (presidente da Cotia Seinen Renraku Kyoguikai), Dirce Shimomoto (presidente da Kibo-no-Ie) e André Korosue (presidente do Conselho Deliberativo da Kodomo-no-Sono).

A cerimônia foi prestigiada pelos seguintes representantes dos patrocinadores: Cesar Barros (gerente de relações institucionais da Honda Brasil), Dr. Roberto Nishio (presidente da Fundação Kunito Miyasaka), Eduardo Tsukahara (vice-presidente da Niterra –Brasil), Alexandre Martins (superintendente do Sebrae – regional Sorocaba), Wesley Resende (presidente da Energic Solar, credenciada da Intelbras Solar), Tirso Meirelles (Faesp/Senar), Helio Chimenti Jr. (diretor geral da Aruá), Aoberto Mateus Ordine (presidente da Associação Comercial de São Paulo), Antonio Dias (Presidente da CAISP), Carlos Nabil Ghobril (coordenador da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios).

Confira o calendário de eventos completo