Brasil nos preparativos da COPANI

Compartilhe

Delegação brasileira que participou da reunião preparatória da COPANI 2024.

No último final de semana (dias 12 e 13 de agosto de 2023), a delegação do Brasil, liderada pelo presidente Renato Ishikawa, participou da reunião da Associação Panamericana Nikkei, em Assunción / Paraguai.

Havia muita expectativa para esse encontro, primeiro desde o início da pandemia, que reuniu representantes de cinco países para tratar sobre os detalhes da próxima COPANI – Convenção Panamericana Nikkei que acontecerá em setembro de 2024, no Paraguai.

O Brasil compareceu com a maior delegação formada por diversas gerações: Renato Ishikawa, Olga Ishida, Noritaka Yano, Valter Sassaki, Claudio Kurita, Douglas Mitsuyuki Ito, Bruno Minami e Lisa Shibuya (ambos da Academia do Futuro Nippon Country Club).

No sábado, dia 13, as delegações estiveram reunidas com as associações nikkeis locais (Centro Nikkei Paraguaio e Associação Japonesa do Paraguai) para tratar sobre a convenção e depois participaram de city tour pela capital.

No domingo, dia 14, as delegações se encontraram com o vice-ministro Takei Shunsuke, do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (em viagem oficial para a posse do presidente paraguaio recém-eleito Santiago Peña, no dia 15 de agosto) e a embaixadora do Japão no Paraguai, Yoshie Nakatani.

“Foi uma experiência incrível”, afirmou Douglas Mitsuyuki Ito, presidente da Comissão de Jovens Bunkyo, que primeira vez participou da reunião e visitou o Paraguai. “O acolhimento, a integração, a diversão e a preocupação com a continuidade ligada ao protagonismo e à capacitação dos jovens são características em comunidades sérias em todo o mundo. Isso é um trabalho de longo prazo do qual quero continuar fazendo parte”, destacou.

Claudio Kurita, secretário da Associação Panamericana Nikkei, informou que na reunião o presidente Renato Ishikawa manifestou seu pedido para o Brasil sediar a edição da COPANI de 2026, cuja resposta só será oficializada na COPANI de 2024.  “Junto com essa expectativa, estamos nos preparando para participar com uma numerosa delegação para visitar e conhecer a história dos nikkeis do Paraguai”, garantiu Kurita.

Confira o calendário de eventos completo