Oficina de Haicai na Japan House com a Comissão de Atividades Literárias

Compartilhe

A Japan House em São Paulo realiza, em conjunto com a Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo, a atividade gratuita “Oficina de Haicai” no dia 26 de agosto, às 10h30 e às 14h.

Os participantes terão a oportunidade de apurar os olhares e aprender sobre o haicai, poema curto de origem japonesa composto por três versos. No breve poema, essa conexão com a natureza e seus períodos e características ficam ainda mais claras, tendo recursos próprios para isso, como o uso sutil das palavras de estação’, ou kigo.

Na oficina, a facilitadora apresenta brevemente sobre o haicai, sua composição e, ao final, os participantes têm um espaço para exercitar o olhar e desenvolver um haicai de sua autoria em língua portuguesa.

Confira datas e mais detalhes das oficinas abaixo:

·26 de agosto | 10h30 e 14h
Atividade com Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo + Débora Tavares

·02 de setembro | 10h30 e 14h
Atividade com Grêmio Haicai Ipê + Danita Cotrim

Local: Japan House São Paulo
Av. Paulista, 52 – Bela Vista – São Paulo
Post completo no site: https://www.japanhousesp.com.br/evento/oficinas-de-haicai-jhsp/


Sobre Débora Tavares (facilitadora – oficina 26 de agosto)

Débora Tavares é professora de Literatura Japonesa no curso de graduação em Letras – Japonês na FFLCH – USP, Mestra em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (USP, 2019), membro da “International Brazilian Haiku Association” (Tokyo), professora convidada/ palestrante para o curso de graduação da Aichi Prefectural University em 2017, pesquisadora bolsista na Universidade de Kanagawa em 2019, com 2 artigos publicados, Haikaísta e tradutora (Português/Inglês) e membro da Comissão de Atividades Literárias da Bunkyo.

É autora do livro ‘Nanquim’ (Ed. Escrituras, 2011), Prêmio Bunkyo de Literatura 2012 e participou com poemas haikai da antologia ‘Goga e Haicai, um Sonho Brasileiro’, 100 anos de Masuda Goga (Ed Escrituras, 2011). Organizou e participou da antologia ‘Lua de Outono – 30 anos do Grêmio Haicai Ipê’ (Editora Escrituras, 2017), da revista de Estudos Japoneses – USP – Entrevista com Teruko Oda (2019), artigos Universidade de Kanagawa (2021) e promove Oficinas de haikai online e presenciais desde 2016.

Recebeu diversos prêmios, como Prêmio Bunkyo de Literatura 2012 – Obra ‘Nanquim’, Prêmio Off Flip 2011 – Poema ‘Anzol’, Prêmio Concurso Literário Universidade de São João Del Rey (MG) – ‘Poema Grafite’ 2007. É Curadora da Exposição ‘Bashô e Issa’ – Fundação Mokiti Okada – SP (2010).

Danita Cotrim (facilitadora – oficina 2 de setembro)

Danita Cotrim é formada em Comunicação, com pós-graduação em Marketing e Tecnologia. Estudou literatura comparada na USP e publicou Antologia de Haicais organizada por Alice Ruiz (2009 – Demônio Negro). Participa ativamente do Grêmio Haicai Ipê há 12 anos, tendo haicais publicados na antologia Lua de Outono (2017 – Escrituras) e de exposição de haicais na Casa Guilherme de Almeida em 2015, tendo também ministrado oficinas de haicai em diversos eventos, inclusive no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa) de São Paulo em 2020.

Contribui regularmente em revistas e jornais literários, como Nikkei Bungako e Takemoto, e faz parte da comissão julgadora dos mais importantes concursos de haicai no Brasil, como JAL, Masuda Goga, Takemoto e Haicai de Toledo. Participou da antologia 40 Poetas em SP (2019 – Patuá). É membro do grupo Beco de Escritoras, tendo publicado os livros A Medida de Todas as Coisas (2011 – RDG) e Partidas (2012 – Dobra Editorial). Em 2016, publicou o livro-objeto Feira Livre – haicais orgânicos (edição de autor), prefaciado por Teruko Oda.

Confira o calendário de eventos completo