A partir de 30 de setembro, brasileiros poderão viajar ao Japão sem necessidade de visto

Compartilhe

Em nota publicada na tarde deste dia 9 de agosto, o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), anunciou que “os governos do Brasil e do Japão chegaram ao entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias”.

Com essa medida, a partir de 30 de setembro de 2023, “turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos”. A isenção terá validade inicial de três anos.

De acordo com a nota, essa isenção é resultado do anúncio feito, em maio passado, pelo Primeiro-Ministro Fumio Kishida de estender a isenção de visto de visita a brasileiros, quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Japão para a reunião dos países do G7.

Assim, o governo brasileiro, de acordo com os princípios de reciprocidade e igualdade de tratamento entre os Estados, adotou a mesma medida em relação aos japoneses.

A nota do Itamaraty também destaca que essa isenção “contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil”.

Confira o calendário de eventos completo