Falecimento do ceramista Akinori Nakatani

Compartilhe

Foto: Ceramista Akinori Nakatani*

Faleceu, no ultimo dia 28 de setembro de 2023 (quinta-feira), o artista e ceramista japonês, Akinori Nakatani, aos 80 anos de idade. Não houve cerimônia fúnebre, somente um comunicado, em japonês e português, com assinatura do próprio Nakatani:

“Comunicado:

Como é imutável para quem recebeu a vida.
Chegou o dia do desaparecimento de Akinori Nakatani.
Durante a minha vida, obrigado por toda a ajuda. Adeus.

Akinori Nakatani”

Natural de Osaka, em 23 de maio de 1943, fixou residência no Brasil em 1974 após passar por vários países da América Central e do Sul. Casado com Mary Noriko, tinha três filhos (Miha, Higussa e Yuuki).

Além de se dedicar à arte da cerâmica, também foi construtor de fornos de alta temperatura (noborigama), técnica que poucos profissionais dominam.

Entre as inúmeras exposições, destaque para as exposições no MASP (SP) e cidades como Rio de Janeiro, Kyoto, Tóquio e Osaka.

Durante pelo menos três décadas dedicou-se à restauração do Casarão do Chá, localizado no bairro de Cocuera, em Mogi das Cruzes. Fundou a Associação Casarão do Chá em 1996. Construção tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), essa antiga fábrica de chá foi construída pelo mestre japonês Kazuo Hanaoka que utilizou técnicas construtivas japonesas e material existente na região (eucalipto e barro).

Único monumento da história da imigração japonesa tombado pelo Iphan, o Casarão do Chá, após sua restauração, ganhou destaque como polo cultural da região, especialmente por meio dos eventos dedicados à cerâmica.

No Bunkyo, Nakatani participou ativamente da Comissão de Arte Koguei, bem como das exposições anuais na entidade.

“Foi mestre e aprendiz empenhado em vencer barreiras no fazer de uma arte que nasce do que a maioria enxerga como barro, suas propriedades físicas e químicas, e a calibragem das fases pautadas pela combinação entre o tempo-espaço e os elementos primários, a terra, fogo, água e ar”, escreveu Eliane José, sobre o ceramista Akinori Nakatani, em reportagem publicada no jornal “O Diário de Mogi”, na edição de 30 de setembro de 2023.

*Foto publicada no site “A Casa da Cerâmica” http://ceramicanakatani.com.br/paginas/a-casa.php?item=1

Confira o calendário de eventos completo