Homenagem ao presidente Renato Ishikawa

Compartilhe

Após a entrega da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão, os membros da mesa solene.

A sessão solene para entrega da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, movimentou o hall e Grande Auditório na noite do dia 12 de dezembro último.

O evento reuniu cerca de 250 convidados: além de inúmeras autoridades japonesas e nipo-brasileiras, estiveram seus familiares, os amigos, a diretoria e os colaboradores do Bunkyo, Hospital Japonês Santa Cruz, Construtora e Incorporadora CNL Empreendimentos e Fazenda Aliança.

Todos reunidos, num clima de festa e confraternização, para prestigiar a concessão da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão que expressam o reconhecimento da cidade de São Paulo às personalidades que se destacam por suas contribuições ao município, destacou o vereador Aurélio Nomura, autor da proposição junto à Câmara Municipal.

O vereador Nomura também foi o autor do título de Cidadão Paulistano ao presidente Ishikawa, em 2020.

No palco, na mesa solene, ao lado do homenageado Renato Ishikawa e a esposa Olga Keiko, estavam o vereador Aurélio Nomura, cônsul-geral do Japão Toru Shimizu, representante sênior da JICA Reiko Kawamura, vice-presidente da CNL Daniel Luxo; presidente do Hospital Japonês Santa Cruz Koshiro Nishikuni; presidente do CIATE Masato Ninomiya, presidente da Fundação Kunito Miyasaka Roberto Nishio e presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo Jorge Yamashita.

“Não é fácil falar de uma pessoa, um filho de imigrantes japoneses que nasceu e cresceu no interior de São Paulo, em Paraguaçu Paulista, morou em casas de chão batido, assim como muitas famílias de imigrantes, mas que veio a ocupar cargos importantes na iniciativa privada, dentre eles o de diretor da Saab Scania e da Ericsson do Brasil, e por mais de 20 anos a Presidência da NEC do Brasil”, destacou o vereador Aurélio Nomura. “Além disso, é empresário de sucesso atuando como CEO da CNL Empreendimentos e dono da Fazenda Aliança, produtora de café tipo exportação e cachaça da boa, além da criação de bovinos”, acrescenta.

Vereador Nomura: as conquistas junto ao Santa Cruz e Bunkyo

O vereador Aurélio Nomura durante sua saudação.

O vereador Nomura aponta que, “além do mundo dos negócios, Dr. Renato ocupou a presidência do Hospital Santa Cruz por quase 10 anos, de outubro de 2011 a março de 2021, assumindo o cargo num momento extremamente difícil do Hospital em relação às finanças, credibilidade e confiança do corpo clínico. Passou a presidência para a nova diretoria, com essas questões todas sanadas, com a saúde financeira no azul, e ao mesmo tempo resgatando o prestígio do corpo clínico e o conceito do Santa Cruz como um dos melhores do País, além de buscar parceria técnico-científica com diversas universidades como a de Keio, Osaka, Tsukuba e Kochi e também do Grupo Imagawa”.

Relata que, ao deixar a presidência da diretoria, e passando a ocupar a presidência do Conselho Deliberativo, mais uma vez o homenageado foi requisitado para que “retornasse à administração efetiva do Santa Cruz” para enfrentar uma “grave crise”. Buscando “caminhos para, mais uma vez, recuperar o Hospital Santa Cruz” aponta o vereador Nomura, o Hospital “conta agora com a ajuda extremamente importante da Beneficência Nipo-Brasileira e de personalidades, como o Ministro Massami Uyeda”.

Outra importante ação, ressalta o vereador Nomura, “foi a regularização do prédio depois de décadas e que travava a expansão do Santa Cruz”, acrescentando ter atuado para “reverter o processo de indeferimento para a sua aprovação definitiva”.

Ainda salientando a capacidade empreendedora, visão e envolvimento com a comunidade japonesa, o vereador relata que, em 2019 foi eleito presidente do Bunkyo, ocupando atualmente seu terceiro mandato, que vai até 2025. “À frente desse importante cargo, dr. Renato Ishikawa promoveu maior aproximação com as regionais do Bunkyo no interior e em outros Estados, fortalecendo os laços por meio do diálogo e transparência.  Devemos mencionar também o estreitamento do diálogo com o Governo Japonês e com autoridades e personalidades de diversos países”.

“Em sua administração, o Bunkyo, que sempre esteve com suas finanças deficitárias, fechou 2022 com um resultado inédito, conseguindo reverter um déficit de cerca de R$ 650 mil em 2021 para fechar o balanço de 2022 com um superávit de quase R$ 500 mil”, prossegue o vereador Nomura, destacando ainda o dinamismo que empreendeu às três unidades administradas pelo Bunkyo – o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Pavilhão Japonês e o Parque Bunkyo Kokushikan.

“Merece ser mencionado também o seu estímulo aos jovens líderes, incentivando-os a participar da Diretoria, do Conselho e Comissões, dando-lhes voz ativa”, afirma.

As manifestações dos convidados

Coral do Bunkyo, especial para interpretar os hinos nacionais do Japão e do Brasil.

Na abertura da cerimônia, que durou cerca de 2 horas, o Coral do Bunkyo apresentou os hinos nacionais do Japão e do Brasil, seguindo-se depois as manifestações dos integrantes da mesa solene.

“Dr. Renato, o senhor mudou a vida de todos nós com a implantação da telefonia celular”, exaltou Daniel Luxo, vice-presidente da CNL Empreendimentos Imobiliários. Destacou: “encerrado o ciclo vitorioso” como executivo no setor de telecomunicações, tornou-se empresário no setor imobiliário e agropecuário, “dedicando-se ao conforto de bem-estar das pessoas”.

O Dr. Koshiro Nishikuni, presidente do Hospital Japonês Santa Cruz, enfatizou que “o papel do Dr. Renato foi e tem sido fundamental em momentos cruciais do hospital” e acrescentou ainda que, por meio das parcerias no Japão com universidades e empresas, “tem trazido tecnologia para atendimento e bem-estar dos pacientes”.

Já o Dr. Masato Ninomiya, que carinhosamente o chama de “Renatinho”, reconheceu que “pessoalmente tenho aprendido muito com ele, assim como muitos jovens daqui do Bunkyo”.

Para o Dr. Roberto Nishio, vice-presidente do Bunkyo e presidente da Fundação Kunito Miyasaka, o homenageado é uma pessoa sempre sorridente e afável que “conseguiu moldar o Hospital Japonês Santa Cruz a sua personalidade”.

Jorge Yamashita, presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, ressaltou diversas virtudes do homenageado e, entre elas, a generosidade e empatia. Afirmou que ele “é uma personalidade admirável e respeitável “que faz com que as pessoas fiquem motivadas e inspiradas em acompanhá-lo”.

O cônsul-geral do Japão Toru Shimizu, por sua vez iniciou sua saudação elogiando a grandiosidade da cerimônia e destacou “a notável história de vida” do homenageado, “guiado pelo seu senso de humanidade” e “admirável sabedoria, tem sido a força motriz para a comunidade nipo-brasileira”, como também “reforçado a ligação entre o Brasil e Japão”.

Dr. Massami Uyeda afirmou “estar emocionado em saudar um grande amigo que “traz na vida a iniciativa de boas causas”.

Também, durante o evento foram exibidos os vídeos com as saudações do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi e da ex-cônsul-geral Hitomi Sekiguchi, conselheira consultiva do Bunkyo.

Segredos de toda energia do homenageado

Momento da entrega do Diploma de Gratidão e da Medalha Anchieta.

Sempre presente nos compromissos ao lado do marido, a ceramista Olga Keiko é muito discreta. Na saudação durante a cerimônia, além dos agradecimentos “minha gratidão a todos os presentes que dedicaram seu tempo para homenagear o Renato”, abordou de forma interessante sobre o comportamento do homenageado.

“Antes da pandemia”, conta, “Renato pedia que as pessoas se abraçassem que era uma forma de liberar a oxitocina, o hormônio do amor”. Agora, tem enfatizado o outro hormônio, a endorfina, que revigora e dá sensação de bem-estar, anestesia as dores físicas e emocionais, continua Olga, revelando que “esse é o segredo do Renato para manter sua energia e poder lidar com o estresse”.

Para ele, a endorfina é liberada ao seu corpo quando faz o que gosta, tem contato com as pessoas, faz exercícios físicos, tem contato com a natureza, come chocolate branco, paçoca, cocadas, toma garapa e come pastel na feira, não quer ir ao médico quando a esposa pede, solta suas gargalhadas, exerce a gratidão, agradece as pessoas, faz o bem, ajuda os outros, compromete com o Bunkyo seus finais de semana de feriados, faz reunião até tarde da noite, vai e volta à fazenda no mesmo dia para resolver problemas, enfrenta quase todos os dias o trânsito carregado de Alphaville até São Paulo.

Segundo a esposa, para o homenageado, “dedicar-se às causas nobres e aos compromissos diários de atividades prazerosas e significativas certamente contribuem para seu equilíbrio hormonal e resistência ao estresse”.

Trabalho, honestidade e perseverança

O homenageado Renato Ishikawa, agradecimentos e promessa de trabalho contínuo.

Feliz e sempre atento às saudações de seus convidados, Dr. Renato enfatizou que “esta noite para mim, é noite de agradecimentos, de gratidão, kansha”. Primeiro a Deus “por ter permitido” chegar aos 85 anos (a serem completados no dia 20 de dezembro próximo), com “saúde, ativo e trabalhando muito”.

Ao agradecer o vereador Aurélio Nomura pela concessão dos títulos de Cidadão Paulistano, em 2020, e agora, a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, ressaltou que essas honrarias, além do sentimento de orgulho, despertam “a reflexão de que o trabalho, a honestidade e a perseverança são os caminhos certos”.

Discorreu sobre as suas “quatro responsabilidades”, a CNL, a Fazenda Aliança, o Hospital Japonês Santa Cruz e o Bunkyo. Concluiu que se considera “uma pessoa de muita sorte, na minha vida e na carreira profissional”.

Em tom bem-humorado, disse não ter, no momento, “um plano definido no futuro”, talvez “morar um tempo no Japão ou na Itália, na região da Toscana e dirigindo um Alfa Romeo quadri foglio vermelho, conversível”.

Ao encerrar, além de reiterar os agradecimentos, registrou seu compromisso de seguir trabalhando com muita energia”, tanto como empresário como voluntário, e continuar “trabalhando para estreitar o relacionamento entre as entidades da nossa comunidade do Brasil e do Exterior”. Além disso, continuar dando “maior liberdade e protagonismo aos jovens, o nosso futuro e trabalhando para cada vez mais apoiar no relacionamento do Brasil-Japão”.

E, seguindo, sempre em seu lema: “Juntos, Juntos Seremos Mais Fortes!!”

Leia a integra da saudação do presidente Renato Ishikawa Aqui>

Galeria de fotos:

Legenda:
Foto 1 – Jorge Yamashita, presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo
Foto 2 – Cerca de 250 pessoas assistiram à solenidade
Foto 3 – Membros da Academia do Futuro do Nippon Country Club, homenagem especial ao presidente Ishikawa
Foto 4 – Os integrantes do Coral do Bunkyo, junto ao casal Ishikawa
Foto 5 – Na cerimônia, a presença da família: a esposa Olga, a filha Nara (veio da Inglaterra), a irmã Amélia Kimura, a filha Celina e a amiga Alice Hikson
Foto 6 e 10 – Momento do kampai a cargo de Reiko Kawamura, representante sênior da JICA
Foto 7 – No hall do Grande Auditório, a recepção com culinária japonesa
Foto 8 – No hall do Grande Auditório, a recepção com culinária japonesa
Foto 9 – Na saída, pó de café e xicara especial da Fazenda Aliança

Confira o calendário de eventos completo