Falecimento de Marina Matsubara

Compartilhe

Marina Matsubara (à esquerda) durante entrevista da Erika Okazaki, em 2023

Faleceu neste dia 19 de março, em Kobe (Japão), Marina Matsubara, presidente da NPO Comunidade Brasileira de Kansai – CBK e cônsul-honorária do Brasil de Kobe, aos 71 anos de idade, por motivo de doença.

O velório realizou-se no dia 20 de março e a cerimônia de despedida está programada para o dia 21 de março, a partir das 10h30, na Igreja Católica de Takatori, na cidade de Kobe.

“Uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhece-la”, afirmou a nota de falecimento emitida por Torenji Hachiro, vice-presidente da NPO Comunidade Brasileira de Kansai – CBK.

Marina Matsubara, filha de família de imigrantes que chegaram ao Brasil em 1920, em 1988 fez o caminho de volta de seus pais, aos 34 anos de idade acompanhada da família (marido e duas filhas, a terceira nasceu no Japão).

A desafiante vida de decasségui para enfrentar o cotidiano na fábrica, a inclusão na sociedade japonesa, a adaptação e melhores condições para os filhos, deixou marcas profundas em Marina impulsionando-a para atividades sociais.

Em 2001, juntamente com um grupo de voluntários (japoneses e brasileiros) fundou a CBK – Comunidade Brasileira de Kansai, na cidade de Kobe, dedicado a promover eventos culturais buscando atender as crianças brasileiras residentes na região (Kobe, Osaka e Kyoto).

Além de aulas de português e japonês (reforço escolar) faziam parte da programação as festas juninas, comemoração do carnaval, torneio de futebol, entre outros. Em entrevista à Revista Alternativa, em 2017, ela resumiu essa dedicação: “o nosso trabalho é muito importante às crianças que estão na região de Kansai para que elas consigam manter o Brasil que têm no coração”.

Emoção de emigrante

Na realidade, sob a firme liderança de Marina, a CBK, como uma organização não-governamental, desempenhou papel importante para impulsionar a reforma do antigo alojamento construído em 1928, próximo ao porto de Kobe, de onde partiu a maioria dos emigrantes ao exterior (incluindo a América Latina).

Nesse local, os candidatos à emigração permaneciam cerca de 10 dias para providenciar os documentos e receber informações sobre o país destino.

Foi fechado em 1971, época em que o transporte dos emigrantes passou a ser feito via área.

Esse local chegou a ser ocupado pela escola de enfermagem e em 1995 foi parcialmente utilizado pelo Observatório Meteorológico Marítimo do governo de Kobe já que o edifício não sofrera avarias pelo terremoto Hanshin Awaji.

Em 2007, com vistas à comemoração do centenário da imigração japonesa ao Brasil, o movimento de sua reforma ganhou força. Em 3 de junho de 2009 esse edifício foi inaugurado como Museu de Emigração e Centro de Intercâmbio Cultural de Kobe. Uma ação histórica de imenso significado – no Japão, atualmente, é o único local remanescente ligado à imigração.

Nos três andares, o primeiro é ocupado pelos arquivos e imagens relacionados aos emigrantes japoneses; no segundo, o espaço está dedicado às atividades para convivência com os cidadãos e apoio aos estrangeiros residentes no Japão. No terceiro, funciona a sede da CBK – Comunidade Brasileira de Kansai, presidido por Marina Matsubara.

O destaque das atividades desse local acontece final de abril com o Festival de Emigração (em 2023, realizou a 18ª edição). Além de uma série de eventos, nesse dia, os participantes são convidados a caminhar por cerca de 2 km até o porto de Kobe, fazendo o mesmo trajeto feito pelos emigrantes ao longo dos anos.

A manutenção e valorização do Museu de Emigração de Kobe, ressaltando as raízes e os laços emocionais dos descendentes de imigrantes era uma espécie de missão que Marina adotou para si. E que completava com a série de atividades envolvendo as famílias e filhos de decasségui. Uma das manifestações de reconhecimento da seriedade de sua atuação aconteceu com sua nomeação como Cônsul Honorária de Kobe.

A partida de Marina, com certeza deixará um grande vazio no coração de todos nós. Marina, muito obrigada por tudo. Descanse em paz.

Assista a entrevista de Marina Matsubara com a jornalista Erika Okazaki, no “Meu Japão”, da NHK. Link: https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/ondemand/audio/livinginjapan-20230625-1/

Confira o calendário de eventos completo