Dias Perfeitos uma coprodução entre Japão e Alemanha

Compartilhe

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor no Festival de Cannes 2023, na categoria Melhor Ator com Koji Yakusho interpretando Hirayama. O filme já atingiu os US$20 milhões de bilheria, ultrapassando um de seus filmes que ocupava a posição.

As vendas mundiais foram administradas pela The Match Factory, com a Neon distribuindo o filme nos Estados Unidos e a Mubi distribuindo o filme no Reino Unido, Irlanda, Turquia e regiões da América Latina. Perfect Days foi lançado na Alemanha em 21 de dezembro de 2023 pela DCM, e no Japão em 22 de dezembro pela Bitters End.

Perfect Days (Dias Perfeitos)  é um filme de drama dirigido por Wim Wenders em 2023, com o roteiro de Wenders e Takuma Takasaki, o filme é uma coprodução entre Alemanha e Japão, contando com todos atores japoneses e filmado inteiramente no Japão. O filme conta a história de Hirayama, um senhor que trabalha limpando os banheiros de Tóquio, parecendo satisfeito com a sua vida simples. Seus dias são estruturados nos mesmos acontecimentos, e seu tempo é dedicado à música, aos livros, à apreciação das árvores e à fotografia. Porém pouco a pouco o seu passado é revelado por meio de encontros inesperados.

O filme ainda está em exibição nos cinemas de todo Brasil confira a disponibilidade no cinema mais próximo! 


 

A ideia do filme veio após a pandemia, quando Koji Yanai convidou Wenders para conhecer o Tokyo Toilet Project, projeto criado em 2020, para receber os turistas durante as Olimpíadas de Tóquio 2020. Desenvolvido por renomados arquitetos japoneses, entre eles Kengo Kuma e Tadao Ando, os banheiros públicos do Japão foram re-projetados em 17 locais em Shibuya, com o apoio de criadores convidados do mundo inteiro. 

Após a visita, o Governo municipal de Tóquio o chamou para elaborar um curta-metragem mostrando o sistema de banheiros públicos da cidade. Porém, surpreso com a cultura sanitária no Japão, o Wenders decidiu transformar o projeto em um longa-metragem. O Dias Perfeitos mostra banheiros com arquiteturas diferenciadas, cada cabine com design exterior diferente, como as paredes de vidro e o design em madeira, o filme ainda aborda o processo meticuloso de limpeza.

Assim sugiu a ideia de realizar um longa metragem com o co-roteirista Takuma Takasaki. O filme é produzido pela Master Mind Limited (Japão) e Spoon Inc. (Japão) em colaboração com a Wenders Images (Alemanha).

Sobre Wim Wenders

Wim Wenders é um cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor de cinema. Nasceu em Düsseldorf, na Alemanha, sua carreira como cineasta começou com uma tentativa falha na admissão para a Escola Nacional de Cinema da França. Como alternativa, Wenders recorreu a gravura no estúdio de Johnny Friedlander, artista norte-americano especialista em Aquatint (técnica de gravura). Nesse meio tempo Wenders tornou-se fascinado pelo cinema.

Wenders retornou a Alemanha em 1967 para trabalhar no escritório de Düsseldorf da United Artists (companhia de cinema fundada  por Charlie Chaplin) com o sonho de se tornar cineasta. Um passo mais perto de realizar seu sonho, Wenders ingressa na Universidade de Televisão e Filme de Munique, nesse mesmo período teve a oportunidade de ser crítico cinematográfico para a FilmKritik, para o jornal diário de Munique Süddeutsche Zeitung, para a revista Twen e para Der Spiegel.

O diretor alemão é conhecido pela mistura de gêneros, transitando entre ficções, documentários e séries de televisão marcadas pelo realismo e a fantasia. Ganhou fama com o seu segundo longa-metragem O Medo do Goleiro Diante do Pênalti (1972). E em 1984 o diretor ganhou maior destaque na mídia internacional, sendo premiado com Paris Texas (1984) na categoria de melhor filme no Festival de Cannes. No ano seguinte o diretor ganhou o BAFTA de melhor direção com Paris Texas. Em 1993 o diretor é novamente premiado no Festival de Cannes na categoria Prêmio do Júri.

Uma das mais importantes figuras do Novo Cinema Alemão. Desde 1996, Wenders é presidente da Academia de Cinema Europeu em Berlim.

 

Sobre a O2 Play

Fundada em 2013 por Igor Kupstas que faz parte do grupo O2 Filmes, de Paulo Morelli, Andrea Barata Ribeiro e Fernando Meirelles. A O2 Play já lançou mais de 80 filmes em cinema no Brasil. Dirigido por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A empresa lançou diversos filmes em cinema e nas plataformas digitais.

A operação da O2 Play trabalha em conjunto com a O2 Pós, (setor de pós-produção da O2 Filmes), que  adapta os filmes de forma digital para plataformas de compra e aluguel de filmes online, como: Netflix, Google, iTunes e Amazon Prime Video.

A O2 Play é um agregador de iTunes, Google Play, Netflix, Now, Youtube Filmes, Amazon Prime Video, Vivo Play e outras plataformas de VOD, e realiza a distribuição digital e encoding para dezenas de títulos e séries, além de vendas para TV e mercado internacional. A empresa teve seis longas escolhidos pelo iTunes como “Os Melhores Filmes do Ano” entre 2014 e 2015.

Confira o calendário de eventos completo