curriculo23

 

Kokei Uehara

Presidente Honorário

Natural de Okinawa, chegou a Olímpia/SP em 1936, aos 8 anos de idade, sem os pais, para viver com os irmãos mais velhos e junto com eles trabalhou na lavoura.

Formou-se em Engenharia Hidráulica na Escola Politécnica da USP em 1953, viveu em Paris entre 1955 e 1956 com bolsa oferecida pelo governo francês para estudar na Sorbonne e na École Nationale de Ponts et Chaussées. À partir de 1958 passou a ministrar aulas na Escola Politécnica.

Participou dos projetos de muitas das grandes barragens hidrelétricas brasileiras construídas na segunda metade do século XX: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Três Irmãos, Jupiá, Ilha Solteira e Itaipu. Trabalhou ainda, como consultor técnico voluntário de obras da cidade de São Paulo e foi por dez anos, representante do Brasil na Unesco, no Decênio Hidrológico Internacional.

É um dos fundadores da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e da FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia). É Professor Emérito da Escola Politécnica da USP, da FATEC e Doutor Honoris Causa pela Osaka City University.

É presidente de honra da FAT e do Bunkyo que presidiu de 2003 a 2009, tendo sido presidente da Comissão das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil em 2008.

 

 

Renato Ishikawa

Presidente

Renato Ishikawa, nascido em Paraguaçu Paulista, em 1938, foi diretor presidente da NEC do Brasil, sendo o primeiro nikkei a assumir a direção dessa empresa. Ingressou na NEC como diretor em 1984 e a presidência em agosto de 1999. Sua gestão se caracterizou por assumir grandes desafios como a implementação de novas estratégias junto à empresa. Foi a primeira que inaugurou no Rio de Janeiro,  a telefonia celular em 1992. 

Foi eleito pelo Fórum de Líderes Empresariais e leitores da Gazeta Mercantil, como Líder Empresarial do Setor de Telecomunicações em 2001.

Atualmente comanda a CNL Empreendimentos Imobiliários, construtora e incorporadora, cujo portfólio é composto por obras reconhecidas pela qualidade, segurança e pontualidade.

É proprietário da Fazenda Aliança, na cidade de São João da Boa Vista/SP, onde cultiva mais de um milhão e meio de pés de cafés especiais, cuja produção é exportada para o Japão, Alemanha, Bulgária, Inglaterra entre outros. Paralelamente cria gado de corte.

De 2012 a 2021, como presidente voluntário no Hospital Santa Cruz, fez uma grande reestruturação tornando o hospital superavitário, modernizando-o com equipamentos de última geração, criou uma infraestrutura moderna e introduziu através de extensivos treinamentos, uma forma de atendimento humanizado no estilo japonês Omotenashi. Implantação do sistema TPS – Toyota Production System. Assinou vários convênios com Hospitais Universitários do Japão, Keio, Osaka, Tsukuba.

Em maio 2019 foi eleito presidente do Bunkyo, tendo como objetivo preservar e divulgar tanto a cultura japonesa no Brasil como a cultura brasileira no Japão, de forma a estreitar a relação de amizade entre os dois países. Elegeu como prioridade da gestão o Relacionamento entre as entidades do Brasil e do Exterior, principalmente com as do Japão e o protagonismo dos Jovens.  

É membro do Comitê Supervisor da Japan House – São Paulo.

Em fevereiro de 2020 recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o título de Cidadão Paulistano e em 2022 (4º ano da Era Reiwa) foi condecorado pelo governo japonês com a Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro com Roseta.

 

 

Roberto Yoshihiro Nishio

1º Vice-Presidente / Vice-Presidente da Comissão Administrativa do Museu Histórico da Imigração Japonesa

Nasceu em 1943 na cidade de Assaí, no Estado do Paraná, graduando-se na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie em 1969.

Trabalhou de 1957 a 1961 no Banco América do Sul e posteriormente na Howa do Brasil S.A. Indústria Mecânica de 1962 a 1966. Na Cia. América do Sul Crédito, Financiamento e Investimento Creasul, atuou em diferentes áreas até 1988, retornando ao Banco América do Sul como diretor entre 1988 a 1998.

Atuou como advogado na empresa Leite, Tosto e Barros Advogados de 1998 a 2001.

No Bunkyo se tornou membro do Conselho Deliberativo e foi secretário geral na Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Atualmente é presidente da Fundação Kunito Miyasaka e do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, atuando ainda como membro do Conselho Deliberativo na Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Hospital Santa Cruz) e na Aliança Cultural Brasil-Japão.

 

 

Valter Takeo Sassaki

2º Vice-Presidente

Valter Takeo Sassaki, natural de Ribeirão Bonito (SP), é filho de imigrantes japoneses da província de Miyasaki que chegaram no início da década de 1930. Ainda pequeno, juntamente com a família, mudou-se para Lucélia, onde cursou o primário e ginasial.

Aos 15 anos de idade, mudou-se para São Paulo onde passou a trabalhar numa empresa imobiliária e, no período noturno, o curso colegial. Ingressou na USP, no curso de Administração de Empresa e Ciências Contábeis, enquanto conquistava rápida ascensão na carreira profissional – aos 21 anos de idade ocupava o posto de diretor administrativo financeiro da empresa.

Por volta dos 30 anos de idade, começou a se dedicar aos trabalhos voluntários ao frequentar, com a família, o Nippon Country Club. Primeiro, para jogar tênis e com o tempo acabou assumindo vários cargos no clube, chegando à presidência da entidade em 2009. Durante sua gestão – que durou 12 anos -, ajudou o Nippon a tornar o maior clube nikkei das Américas.

Sassaki, além do Nippon, também atua junto ao Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) onde atualmente ocupa o cargo de vice-presidente. No Bunkyo, também tem colaborado assumindo vários cargos diretivos. Em 2008 foi membro do Comitê Executivo da Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e atuou como Coordenador de Esportes.

Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Tekno S/A Indústria e Comércio, sócio-proprietário da Dezain – Consultoria e Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda; Presidente do Conselho Deliberativo do Nippon Country Club; Presidente da UNICIN – Union Internacional de Clubes e Instituições Nikkei e Vice-Presidente da Associação Panamericana Nikkei.

Foi presidente da Delegação Brasileira das Confras (Confraternização Esportiva Nikkei Internacional) de 2023 na Argentina, de 2020 no Brasil (que contou com a participação de 1.180 atletas de 8 países diferentes); 2018 em Santiago do Chile, 2016 na Cidade do México; 2014 em Santa Cruz de La Sierra – Bolivia; 2013 em Lima, Peru e 2011 em Assunção, Paraguai.

Participou ativamente como coordenador da Delegação Brasileira das Convenções Pan-americanas Nikkeys – COPANI de 2015 em Santo Domingo, na República Dominicana, de 2017 em Lima no Peru, e de 2019 em São Francisco, Estados Unidos.

 

 

Rodolfo Eiji Wada

3º Vice-Presidente

Natural de Botucatu — SP, é bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Controles Internos pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

Atualmente é Auditor Interno do Itaú Unibanco S.A.

Foi Presidente da Aliança Beneficente Universitária de São Paulo (ABEUNI), da Comissão de Jovens do Bunkyo e da JCI Brasil-Japão.

Foi bolsista do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão no programa de “Líderes Nikkeis da Futura Geração” em 2015. No Bunkyo também presidiu as comissões do Bunka Matsuri, Fórum de Integração do Bunkyo (FIB) e do Projeto Network.

 

 

Silvio Iamamura

4º Vice-Presidente

Natural de Presidente Prudente/SP, é arquiteto e urbanista.

Atualmente é Diretor de Operações Imobiliárias e de Novos Negócios da EZTEC Empreendimentos e Participações S.A., empresa do Mercado Imobiliário e titular da DWA Arquitetura, empresa especialista em Projetos de Arquitetura de Edifícios Corporativos.

 

 

Lidia Reiko Yamashita

5ª Vice-Presidente / Presidente da Comissão de Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Nascida em São Paulo, é arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP formada em 1975.

Cursou o Tokyo Metropolitan University Faculty of Urban Environmental Sciences Department of Architecture de 1971 a 1972, International Language School de Londres em 1973 e AOTS (Association for Overseas Technical Scholarship) Tokyo 1998.

Atuou como membro do Conselho Deliberativo do Bunkyo de 2007 a 2019. Na Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil foi vice-presidente entre 2007 a 2019 e atualmente é presidente.

 

 

Massami Uyeda Junior

6º Vice-Presidente

Sócio-fundador da Arap, Nishi & Uyeda Advogados, Massami Uyeda Junior é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo (1991); em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, São Paulo (1993), e especializado em Direito Empresarial.

Foi Assessor Jurídico da CBPO (1992/1997). Advogado associado estrangeiro no Clifford Chance – Nova Iorque (1997/1998). Assessor Jurídico da Odebrecht Serviços de Infraestrutura S.A. (1998/1999) e Diretor Jurídico da CCR S.A. (1999/2008). Admitido na OAB/SP em 1992.

Paralelamente, Uyeda Junior foi membro da Comissão de Arbitragem e é membro da Comissão de Direito Bancário da OAB/SP. Foi ainda membro dos Conselhos de Administração de Nova Dutra, AutoBan, ViaOeste, Rodonorte, ViaQuatro e ViaFácil/CGMP (2000/2008), membro do Conselho Consultivo do Grupo Itapemirim (2009-2013), membro do Conselho Fiscal da Renuka do Brasil (2012/2015) e membro do Conselho Consultivo do Grupo Encalso/Damha (2015/2017).

Áreas de atuação: Projetos de Infraestrutura; Societário e Governança Corporativa; Fusões e Aquisições – M&A; Financiamentos de Projetos – Project Finance; Finanças Corporativas e Mercados de Capitais; Contratos de Grande Complexidade; Licitações Públicas, Direito Administrativo, Assuntos Regulatórios; Parcerias Público-Privadas (PPP) e Start-ups.

Reconhecimentos e premiações: eleito em 2005 Top Cat, Latin Lawyer como um dos principais Diretores Jurídicos da América Latina pela revista inglesa Latin Lawyer; reconhecido pela publicação The Legal 500 – Latin America nos anos de 2013 a 2019; reconhecido por seu destaque profissional em Projetos e Direito Público pela Chambers Latin America nos anos de 2013 a 2020; reconhecido por seu destaque profissional em Projetos e Direito Público pela Chambers Global nos anos de 2014 a 2020; e indicado de 2013 a 2020 pelo LACCA – Latin American Corporate Counsel Association como um dos principais advogados militantes da área de direito administrativo.

 

 

Oston Itiro Suga Hirano

7º Vice-Presidente

Natural de São Paulo-Capital, formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Administração de Empresas CEAG-FGV e pós-graduação em Política e Estratégia pelo NAIPPE – USP.

Atua no setor financeiro desde 1997.

Preside a Associação Hokkaido de Cultura e Assistência (gestão 2023/2024), entidade que representa os provincianos de Hokkaido no Brasil.

No Bunkyo, além da vice-presidência, é membro eleito do Conselho Deliberativo, bem como membro do Comitê Administrativo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB). Foi coordenador do FIB (Fórum de Integração do Bunkyo) em sua 13º Edição.

 

 

Hugo Teruya

Secretário Geral

Descendente de terceira geração de imigrantes japoneses, nasceu em 1988.

Cursou Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie formando-se em 2016. Fez especialização em Direito Tributário no Instituto Brasileiro de Direito Tributário e Pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito de Família e Sucessões, ambas na Escola Paulista de Direito.

Trabalhou, de 2010 a 2013, na Gaia Silva Gaede e Advogados Associados e de 2013 a 2015 na Oliveira da Silva e Campos Advogados Associados. Também trabalhou na Mendes Barreto e Souza Leite Advogados de 2016 a 2017, e atualmente está na Castro Neves Dal Mas Advogados Associados.

Foi Presidente do Seinenkai da Associação Okinawa de Vila Carrão de 2010/2011, tendo sido um dos responsáveis pela implementação do grupo de jovens da associação. É membro da diretoria desde 2019.

Em 2014, se tornou membro do Projeto Brasil Educando na ABEUNI.

É também membro da JCI desde 2014, tendo sido vice-presidente executivo em 2017, diretor executivo de Assuntos Internacionais em 2018, secretário geral em 2019 e atual presidente.

Fez intercâmbio em 2017, por meio da bolsa concedida pela Prefeitura de Naha/Okinawa, para aprofundar conhecimento de cultura okinawana e pesquisar sobre imigração para o Brasil. No Bunkyo atua também no projeto Kakehashi – Projeto Geração.

Desde 2018 participa de atividades do Bunkyo, inspirado pelos exemplos e conselhos de Marcelo Hideshima. É membro da diretoria executiva da entidade desde 2021.

 

Wilson Toshihiko Otsuka

Tesoureiro Geral

Nascido em 1957, em São Paulo, SP, administrador de empresas, iniciou sua carreira profissional em 1978 na área de auditoria externa contábil pela PMM & Co. (atual KPMG) e logo seguiu para a área bancária, onde trabalhou em diversos bancos internacionais, no Brasil e no exterior (Chase Manhattan, Royal Bank of Canada e Lloyds Bank), especializando-se na área de financiamentos de projetos e de comércio exterior.

Em 1997, constituiu sua própria empresa de consultoria em negócios internacionais e passou a se dedicar à representação de diversos bancos estrangeiros no país, para os quais prestou serviços de estruturação e acompanhamento de financiamentos externos de projetos de investimentos no Brasil.

Em 2012, começou a desacelerar suas atividades profissionais e passou a se dedicar a atividades voluntárias, como associado de kaikan e kenjinkai, instrutor e dirigente de associações e federações de Kendô, e membro diretivo de diversas associações da comunidade japonesa.

Atualmente é Presidente da Confederação Latino-Americana de Kendô (gestão 2021-2024), Presidente do Conselho de Ex-Presidentes da Federação Paulista de Kendô, Assessor da Presidência da Confederação Brasileira de Kendô, Diretor Tesoureiro do CIATE e do CENB, Conselheiro do IPESC e Diretor Financeiro Executivo do Hospital Japonês Santa Cruz.

 

 

Fernando Matsumoto

1º Secretário 

Nascido na cidade de São Paulo/ SP, sansei, se formou como Engenheiro Eletricista na POLI – USP. Complementou sua formação com Pós Graduação em Administração de Empresas – FGV e MBA da FIA.

Tem formação e atua como coach profissional e consultor na estruturação de novos negócios.

Já trabalhou nas empresas Promon, Itaú Unibanco e marketplace Facily. Atualmente está na startup Pagmob, como diretor comercial, novos negócios e parcerias.

Em 2018, participou do Programa de Convite ao Japão para os Descendentes de Japoneses da América Latina e do Caribe, do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, sendo recebido em audiência oficial pela família imperial.

Atualmente é diretor da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, e membro voluntario e palestrante em diversas associações e ONGs, como a Abeuni (Aliança Beneficente Universitária).

 

 

Roberto Takayuki Kato

2º Secretário

Nissei, 40 anos, empresário, diretor do Okinawa Kenjin do Brasil desde 2014 e líder do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil desde 2013.

 

 

Luciane Higashi

1º Tesoureiro

Engenheira de Produção formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP (1993) e pós-graduação em administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (1999).

Iniciou a experiência profissional na Santista Têxtil (1992 – 1994) na área de Qualidade. Trabalhou na Ford Motor Company (1995 – 2020), empresa multinacional do setor automotivo, atuando nas áreas de Estratégia de Produto, Planejamento de Vendas, Desenvolvimento de Mercados de Exportação, Gerenciamento de Projetos.

Desde 2021, é membro da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo.

 

 

Marcelo Satoru Nagao

2º Tesoureiro

Bacharel em Administração de Empresas pela FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) USP 

Atuação profissional em CRM pela Pão Americano Indústria e Comércio (Pullman).

Tem experiência de 30 anos no setor de distribuição de veículos (motocicletas Honda e automóveis Chevrolet), nas áreas de Vendas, Pós Vendas, Customer Care e Marketing). Atualmente dedica-se à gestão Geral de um grupo de concessionárias Chevrolet.

No Bunkyo, em 2004, participou na gestão do Presidente Kokei Uehara como Diretor de Orçamento e Planejamento.

 

 

Seiko Amino (Falecida em 9/7/2023)

Diretora de Assistência Social

Foi coordenadora técnica do Programa Básico de Orientação aos Cuidadores de Pessoas Idosas, desde 2007. Anos depois implantou o Programa de Apoio aos Cuidadores de Idosos (“Cuidando do Cuidador da Pessoa Idosa”), que atualmente registra a frequência de 100 pessoas.

Em outubro de 2020 liderou a implantação do NCI (Núcleo de Convivência de Idosos) com vistas a implantar, executar, administrar e supervisionar os serviços de Assistência Social conforme a Política Nacional de Assistência Social.

O programa foi implantado durante a pandemia, graças ao convênio com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

Em 19 de junho de 2023, o Bunkyo assinou convênio de cinco anos, com a Secretaria de Assistência Social – supervisão da Regional Sé da Prefeitura Municipal de São Paulo, para a gestão do NCI. Também, recentemente o Programa de Cérebro Ativo (que integra o Núcleo), recebeu a certificação do Grande Conselho Municipal de Idosos para captação de recursos junto à iniciativa privada.

O programa NCI atualmente conta com 120 pessoas matriculadas (que frequentam diariamente os cursos oferecidos pelo Núcleo) e 161 pessoas inscritas (à espera de vagas). Em 2022 foi iniciado o programa de Dança Sênior com a frequência de 40 a 60 por aula.

 

 

Ronaldo Yuzo Ogasawara

Diretor de Planejamento

Natural de São Paulo/SP, sansei, 44 anos, é bacharel em Ciências Contábeis e Direito. Empresário no setor de Agro Negócios e Imobiliário.

Foi Conselheiro Fiscal do Bunkyo em três gestões (entre 2017 e 2023).

Na ACES-SAÚDE – Associação Cultural Esportiva Saúde atuou como 4º Vice-Presidente na gestão 2020/2022.

Foi presidente do Rotary Club de São Paulo Saúde (gestão 2017/2018) e idealizador e fundador do Rotary Club de São Paulo Brasil-Japão, sendo presidente na gestão 2021/2023.

Desde 2016 é membro do Conselho Curador da Fundação Mitie Akama – Centro Educacional Pioneiro.

Na área de segurança pública foi presidente do Conselho de Segurança – Conseg Saúde Vila Clementino de 2015 a 2019 abrangendo a 3ª Cia da Polícia Militar do 3º Batalhão e a 16º Delegacia de Polícia.

 

 

Carlos Harasawa

Diretor Cultural

Formado em Administração de Empresas pela FGV, em Direito pela USP e MBA pela FIPE-USP, focou sua carreira executiva em Marketing e Vendas, nas empresas Unilever, Loctite (hoje Henkel) e O Estado de São Paulo, onde foi diretor dos jornais Estadão e Jornal da Tarde.

Também atuou como Diretor Geral Adjunto na Fujifilm do Brasil, apoiando o presidente na gestão das áreas de Planejamento de Produção, Comércio Exterior, Logística e TI (tecnologia da informação).

Em 2006 decidiu atuar no terceiro setor, assumindo a diretoria de marketing da Fundação Osesp, entidade gestora das atividades da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Sala São Paulo, com o objetivo de gerir a sustentabilidade da instituição. Atualmente se dedica a projetos pessoais, inclusive ao voluntariado, e atua no mercado financeiro. É diretor voluntário do Bunkyo desde 2019.

 

 

Teruco Araki Kamitsuji

Diretora Social

Natural de Lucélia/SP, formou-se em Letras Vernáculas e Francês na Faculdade de Filosofias Ciências e Letras de Marília / UNESP, acumulando especializações em semântica portuguesa, francês, pedagogia e psicodrama pedagógico.

Lecionou Português, Francês e Filosofia, foi vice-diretora da rede pública estadual, orientadora educacional e pedagógica da rede privada, tendo trabalhado na área de T&D de gestão de relacionamento com clientes e Redação Empresarial (Unilever, Embraer, Abbott, Fast Shop, Sakura, Bunkyo, Carglass).

Trabalhos Voluntários:

  • Federação de Bandeirantes do Brasil- Região de SP (Girl Guide) -1983 a 2003
  • Delegada da “Federação de Bandeirantes do Brasil” – no XVII Jamboree Mundial em Seul – Coreia do Sul – 1991
  • “Forum Global – ECO92” – Projeto Árvore da Vida – Rio de Janeiro – RJ.
  • Pedagoga responsável pelo Projeto “Motivando o Cidadão para a Qualidade” – Creche Nossa Senhora de Fátima – SP/SP – desde 1998
  • Projeto de Alfabetização de Adultos – Centro Acadêmico da Fundação Getúlio Vargas e Pontifícia Católica de SP – PUC.
  • Presidente do CONSCRE- Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras de 2017 a 2021 e vice-presidente na gestão 2021 a 2025

Voluntária no Bunkyo desde 2011, ocupou vários cargos: voluntária no Museu da Imigração Japonesa; Diretora Social, Presidente da Comissão de Incremento Social; Vice-Presidente da Diretoria Executiva; Presidente da Comissão de Divulgação da Culinária Japonesa; Vice-Presidente do Conselho Deliberativo e Vice-Presidente da Comissão de Danças Folclóricas Internacionais. Atualmente, além de Diretora Social, preside a Comissão de Danças Folclóricas Internacionais e a Comissão de Divulgação de Gastronomia Japonesa.

 

 

Roberto Kazutoshi Tanaka

Diretor de Esporte

Cursou Odontologia na UNOESTE  em 1979, fazendo aperfeiçoamento em Implantodontia  na FUNDECTO/ USP em 1995. Posteriormente fez Periodontia em 1997 e Endodontia em 1999 na na FUNDECTO/ USP.

Participa do Projeto ISCAE – Integração Social e Cultural Através do Esporte  – Crianças Escola Chiyo Yamamoto, desde 2005.

Diretor executivo Instituto WST Shotokan  – Japan Karate Association do Brasil. Desde 2000, esteve envolvido na realização de 18 campeonatos brasileiros de Karatê Shotokan JKA, tendo sido coordenador da participação da seleção brasileira no Sul-Americano 2016, além de coordenador nos Jogos Panamericanos de 2018 e 2019 e no Mundial da Irlanda no ano de 2017.

É diretor voluntário no Instituto WST Shotokan NKK – JKA Brasil desde 2015, além de diretor voluntário do Nippon Country Club desde 1999. Atua como cirurgião dentista na Odontologia Integrada Tanaka desde 2019.

 

 

Cristina Zoriki da Rocha Brito

Diretora de Comunicação

Natural de São Paulo/SP, é graduada em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP (em 1996) e graduada em Comunicação Social pela ESPM (em 1994). Cursou Especialização em Administração no CEAG (FGV/SP) em 1995.

Trabalhou na área de qualidade de uma empresa da indústria têxtil na Alemanha (Wuppertal), e na Áustria (Graz), em um instituto de pesquisa e desenvolvimento.

Ingressou na Ford na área de desenvolvimento de produto, planejamento e lançamento de veículos. Em 1999, trabalhou na HP – Hewlett Packard no gerenciamento de “Contract Manufacturing” e “Supply Chain”.

Em 2004, abriu uma empresa de automação residencial desenvolvendo projetos e implementando sistemas de automação residencial em parceiros como Tecnisa e obras residenciais (cenários de iluminação, biometria, aspiração central, irrigação automática de jardim).

 

Carlos Kendi Fukuhara

Diretor de Relações Governamentais e Cerimonial

Nascido em Presidente Prudente/SP, filho de imigrantes japoneses Keniti Fukuhara (Fukuoka-ken) e Tikano Fukuhara (Oita- Ken), casado com Lúcia (Cirurgiã Dentista), tem dois filhos: Daniel (Cirurgião Médico) e Marina (Farmacêutica).

Formado pela 1ª Turma (1973) de Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM, com especialização e graduação em Comunicação, Marketing e Administração de Empresas.

Na empresa de iniciativa privada  AAB – Assessoria Administrativa Ltda., empresa de Consultoria de  Relações Públicas, filiada a Hill and Knowlton Strategies, atuou como assessor do departamento de atendimento a clientes no Brasil, prestando atendimento na área de comunicação.

Como gerente da Divisão de Relações Públicas da CESP – Companhia Energética de São Paulo, foi responsável pelo planejamento e execução das atividades de comunicação da empresa.

Exerceu várias funções no governo do município e estado de São Paulo: coordenador técnico na organização da 1ª Reunião de Coordenação da Casa Militar do Governo sobre Defesa Civil de nível nacional em janeiro de 1979, assistente de cerimonial e assessor de Relações Públicas do Governo do Estado, subchefe da Casa Civil para assuntos de audiências e representações, coordenador do Projeto de São Paulo na Expo-Xangai 2010, entre outras.

Atualmente é membro da diretoria do Bunkyo. É também conselheiro da Aliança Cultural Brasil/Japão e assessor especial da Presidência da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo.

 

Celso Norimitsu Mizumoto

Diretor

Agrônomo, administrador e contabilista, fez mestrado em comunicação. Foi empresário no setor de avicultura de postura e atua como consultor nesta área.

Foi presidente da Associação dos Antigos Escoteiros e Escotistas Caramuru e atua em entidades sociais sem fins lucrativos como Associação Cultural e Esportiva Piratininga, Instituto Ninomiya Kinjiro.

Foi secretário geral do Bunkyo e presidente da Comissão de Administração do Parque Bunkyo Kokushikan.

 

 

 

Madoka Hayashi

Diretora

Nascida no Japão em 1948, graduou-se na Faculdade de Educação Física de Tokyo em 1970. No ano seguinte passou a frequentar o Curso Chadoka do Departamento de Cerimônia de Chadô Fundação Urasenke até 1974.

Foi nomeada assistente do Representante Oficial e Mestre da Fundação Urasenke para o Centro de Chado Urasenke do Brasil em 1978. Em 2009 foi eleita Vice-Presidente do Bunkyo, cargo que ocupou até 2021.

 

 

 

 

Claudio Hagime Kurita

Diretor / Presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês

Atualmente é diretor de Operações, Eventos e Institucional da Japan House São Paulo.

Formado em Publicidade e Propaganda, atuou por mais de 8 anos na SP Turis, órgão oficial de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo.

Serviu como gestor de projetos na Aliança Mundial Save The Children, no México e atuou como gerente de contas da presidência no Blue Tree Hotels.

Foi bolsista no Programa de Liderança Juvenil do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington, EUA, participou do Programa de Jovens Líderes pelo Ministério de Negócio Exteriores em Tokyo, Japão e cursou Desenvolvimento Nacional na Universidade de Defesa Nacional da República da China em Taipei, Taiwan.

Atualmente, como voluntário, é diretor do Bunkyo, vice-presidente da Associação Panamericana Nikkei e diretor da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei.

 

 

 

Marco Túlio Toguchi

Diretor

Nascido e residente em Goiânia/GO

É advogado – sócio do escritório Toguchi Advogados, com atuação em GO, DF e SP, especializado em causas complexas no âmbito do Direito Empresarial, Civil e Sucessório (inventários).

Funções atuais junto à comunidade nikkei:

Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (2023-2024)
Vice-presidente da Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro Oeste – FEANBRA (2023-2024)
Vice-presidente da União dos Clubes de Gateball do Brasil (2019-2024)
Vice-presidente da Regional Brasil Central de Gateball (2017-2024)
Vice-Presidente da Comissão de Esportes do BUNKYO (2019-2025)
Membro da Comissão de Relações Institucionais do BUNKYO (2021-2024)
Coordenador-geral do Festival Bon Odori ANBG/Embaixada do Japão no Brasil (2019-2023)

Reconhecimentos e homenagens:

Selo Referência Nacional em Advocacia e Justiça – ANCEC (2023)
Agraciado com o título de “Comendador” – Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, maior honraria conferida pelo Governo do Estado de Goiás (2022)
Agraciado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (2022)
Artigo publicado como representante do Brasil no Bluebook Diplomático 2021 do MOFA (Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão)
Participante convidado do Programa Juntos!!2019 promovido pelo MOFA (Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão)
Homenageado com Troféu Honra ao Mérito pela União dos Clubes de Gateball do Brasil (2020)
Bicampeão Brasileiro de Gateball (2015/2016)
Bicampeão Internacional de Gateball (2002/2012)
Campeão do Campeonato Internacional de Gateball em Hokkaido-Japão (2014)

Funções pretéritas junto à comunidade nikkei:

Secretário do Conselho Deliberativo da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (2021-2022)
Presidente da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (2019-2020)
Vice-presidente da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (2017-2018)
Diretor-Secretário da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (2011-2016)
Diretor de Esportes da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (2009-2010)
Presidente do Seinenkai (grupo de jovens) da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (2003-2006)