12º FIB, presença do embaixador Yamada e prof. Dr. Matsumoto do Japão

Compartilhe

O cenário mudou e precisamos nos adaptar e nos preparar para a nova realidade.

Esta é a chamada que inspirou os planos da 12ª edição do FIB – Fórum de Integração Bunkyo no próximo dia 19 de setembro.

“Nikkeis do Brasil: Desafios da pandemia” é o tema desta edição, e será inteiramente em formato digital, com a proposta de “provocar reflexões e trazer a experiência de quem já está trilhando esse caminho, para que a comunidade esteja mais fortalecida quando essa fase passar”, destaca a presidente da comissão organizadora, Patrícia Takehana.

O FIB – Fórum de Integração Bunkyo é um encontro de líderes e futuros líderes para troca de experiências, motivação e fortalecimento da comunidade nikkei do Brasil, acrescenta a presidente, ao anunciar que esta 12ª edição terá a participação de dois ilustres convidados. 

Um deles é o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada que tem presença ativa em eventos de diferentes setores. O embaixador, que assumiu seu posto em agosto de 2017, ao longo de sua carreira diplomática de mais de 35 anos, tem se dedicado às questões relacionadas ao Brasil e à América Latina.

O outro convidado é o Prof. Dr. Alberto Matsumoto, residente há mais de 30 anos na cidade de Yokohama, atual pesquisador da Universidade de Tsukuba, e orientador da JICA para nikkeis da América Latina. Autor de diversas obras e com diversos artigos publicados sobre as comunidades Nikkeis na América Latina e Caribe, em 2017, recebeu da JICA o Prêmio de Gratidão pela cooperação Internacional.

O evento é gratuito e será transmitido pelo Youtube e Facebook do Bunkyo no dia 19 de setembro, a partir das 18h.

O 12º FIB conta com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e com o apoio de: SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, Murc Editora Gráfica, Comissão de Jovens do Bunkyo, Abeuni – Aliança Beneficente Universitária de São Paulo, Asebex – Associação Brasileira de Ex-bolsistas do Japão, JCI Brasil-Japão, Gaimusho Kenshusei, Abjica, Liga Seinen e Academia do Futuro.

Confira o calendário de eventos completo