1° Simpósio Internacional Museus de Imigração Japonesa – Clique aqui para inscrição gratuita

Compartilhe

Prepare-se para um evento online no próximo dia 12 de novembro, das 20h às 23h. Trata-se do 1º Simpósio Internacional de Museus de Imigração Japonesa com a participação de museus de imigração japonesa ao redor do mundo.

Este encontro inédito é promovido pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil em comemoração aos 65 anos de fundação do Bunkyo, e reúne representantes dos museus do Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Bolívia e Japão.

“Nossa proposta é a de tratar sobre o papel e a importância de preservar os valores deixados pelos nossos antepassados por meio dos museus de imigração ao redor do mundo”, afirma Lídia Yamashita, presidente da Comissão de Administração do Museu da Imigração Japonesa. Além disso, “enfocar as reflexões sobre a integração dos descendentes de japoneses na sociedade local, a preservação e difusão da cultura japonesa”, acrescenta.

De acordo com ela, o simpósio estava programado desde o ano passado, com a finalidade de reunir os representantes dos museus e promover a aproximação entre as instituições e a troca de informações. “Infelizmente, com a pandemia, esse encontro planejado para ser presencial, foi adaptado para versão digital”, acrescenta Lídia Yamashita.

A programação do Simpósio prevê a apresentação de cada um dos museus por seus respectivos representantes, seguindo-se depois os comentários dos especialistas convidados.

Realização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social / Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Correalização: Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP, JICA e Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai.

Confira o calendário de eventos completo