Projetos e ONGs de apoio aos decasséguis no Encontro Projeto Network 2022

Compartilhe

Reunir representantes de diferentes Projetos e ONGs do Brasil e do Japão que se dedicam a ajudar a comunidade brasileira no Japão e os decasséguis retornados ao Brasil.

Esta é a proposta da Comissão Projeto Network que realiza, nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, sábado e domingo, a partir das 9h (horário de Brasília) o Encontro Projeto Network 2022 com o tema “Semana de Educação e Trabalho – Brasil e Japão”, em formato on-line, com transmissão pelo canal no YouTube Bunkyo Digital.

Desde 2019, com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, o Comitê de Jovens do Bunkyo, por meio da Comissão Projeto Network, promove esse evento com a finalidade estabelecer e fortalecer a rede de contatos entre os jovens decasséguis e atuar como referência para troca de experiências e de informações sobre as atividades deles no Brasil e no Japão.

Desta feita, o propósito é o de promover a divulgação das ações realizadas pelos Projetos e ONGs do Brasil e do Japão, bem como estreitar nossos laços com esses projetos e unir as nossas forças.

“Desejamos que esse seja apenas o primeiro passo para futuros eventos conjuntos com essas entidades, em busca de um público maior e assim ajudar cada vez mais os decasséguis” afirmou Yoshio Yoshizane, presidente da Comissão Projeto Network.

O Encontro será inteiramente on-line, com uma programação que reunirá os representantes do Brasil no dia 26 (sábado), e no domingo (dia 27), representantes do Japão. Nos dois dias, o evento terá início a partir das 9h (horário de Brasília).


 

Detalhes da programação de sábado e domingo

O Encontro do Projeto Network 2022 contará com a participação de importantes autoridades do intercâmbio Brasil-Japão.

A abertura, no sábado, dia 26, terá a saudação do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana.

No domingo, dia 27, destaque para as mensagens do embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Paes Saboia e do embaixador Guilherme Aguiar Patriota, do Consulado Geral do Brasil em Tóquio.

No sábado, dia 26, está sendo convidado o grupo de entidades localizado no Brasil e que apoia tanto a parte de educação como a de trabalho. Por exemplo, o Projeto Kaeru que vem atuando fortemente no suporte educacional às crianças retornadas do Japão. Também, o Projeto Modoritai que iniciou no ano passado e veio para contribuir para o suporte a recolocação profissional.

Na programação desse dia ainda teremos o Ciate (Centro de Informação ao Trabalhador no Exterior) e a Jica (Agência Interacional de Cooperação do Japão) que irão apresentar seus programas de bolsas de estudos e treinamentos.

Por fim, nesse primeiro dia ainda, está programada a abertura das inscrições da nossa edição 2022 do Concurso Enikki com o tema “Ser Brasileiro no Japão”.

Já na segunda etapa, no domingo, dia 27, será enfocado o grupo de entidades do Japão e que apoia fortemente a comunidade brasileira no Japão. Dentre esse grupo, teremos o Frevia que possui um projeto interessante destinado a ensinar tanto a língua portuguesa para as crianças, como também mostrar um pouco da cultura brasileira. Também iremos comentar sobre o projeto “O que é ser brasileiro no Japão” que envolve workshops super dinâmicos que leva a descobrir muitas similaridades que temos com os brasileiros e japoneses.

Ao todo, foram convidadas 10 organizações para participar do Encontro on-line.

O Encontro conta com o apoio do Consulado Geral do Japão e patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka.

Assista as transmissões no YouTube do Encontro Projeto Network 2022:

Confira o calendário de eventos completo