Falecimento da Prof. Dra. Geny Wakisaka

Compartilhe

Faleceu no último dia 19 de maio, a Profa. Dra. Geny Wakisaka (Akiko Koyama), docente aposentada do Curso de Língua e Literatura Japonesa do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Foi cremada, no dia seguinte, no Crematório do Horto da Paz em Itapecerica da Serra.

Viúva do tradutor e interprete, Prof. Katsunori Wakisaka, a Profa. Dra. Geny tinha 96 anos de idade e deixou três filhas (Tânia, Celina e Célia), um filho (Ênio) e um casal de netos.

Uma das pioneiras na pesquisa de Literatura Clássica Japonesa no Brasil, ela publicou vários estudos relacionados ao tema “Man´yoshu” (datada de 759, foi a primeira antologia poética japonesa).

Foi diretora do Centro de Língua Japonesa da USP e, como professora da USP, atuou na formação de professores e tradutores de língua japonesa e na difusão da língua e literatura japonesa por meio de publicação e tradução de diversas obras.

Também participou da edição do Dicionário Pratico Japonês-Português (editora Michaelis).

Entre os diversos títulos e honrarias, a Profa. Geny Wakisaka foi condecorada pelo governo japonês em 2016, com a comenda Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro e Prata.

Missa de Sétimo Dia

No dia 26 de maio, às 18h, será celebrada a Missa de Sétimo Dia em memória da Profa. Geny Wakisaka, na Paróquia Nossa Senhora do Salvador (Cruz Torta), na rua Frederico Hermann Jr, 105, Alto de Pinheiros.

Geny Wakisaka durante cerimônia de outorga no Consulado Geral do Japão, em São Paulo, em 2016

Confira o calendário de eventos completo