Gastronomia no Bunkyo – estreia dia 26 de maio

Compartilhe

Dia 26 de Maio (quinta-feira) às 20h estreia a segunda temporada da Gastronomia no Bunkyo, no canal do YouTube Bunkyo Digital – ative o sininho para não perder!

A Comissão de Gastronomia, presidida por Teruco Kamitsuji, convidou para a próxima série dos vídeos da Gastronomia nove chefs. Neste primeiro vídeo teremos a ilustre participação do cantor, compositor e produtor musical Joe Hirata com a receita que aprendeu com sua mãe “Purê de Kabocha com Missô” (purê de abóbora japonesa, de sabor levemente adocicado).

Após o lançamento, veja a receita completa no site: https://www.bunkyo.org.br/br/gastronomia/

Chef cantor na cozinha

Joe Hirata, conhecido cantor da comunidade nipo-brasileira, também se aventura, nas horas vagas, como Chef. Ele começou a cozinhar como uma “necessidade de sobrevivência” na época de faculdade, quando morava numa república em Curitiba: “Curitiba é muito frio e as tarefas na república eram divididas, então, preferi cozinhar para não ter que lavar a louça, já que a água era geladíssima”.

Ele aprendeu a cozinhar com sua mãe, aos finais de semana, quando voltava a Maringá, sua terra natal: “Ficava do lado dela espiando, pois mamãe sempre cozinhou muito bem, tem uma mão maravilhosa para a comida”. Retornando a Curitiba, usava seus colegas de república como cobaias: “Nem sempre eu acertava de primeira”.

Ele explica que os brasileiros mais jovens, que já cresceram com essa variedade de pratos e bowls orientais, “não fazem ideia de que grande parte desses alimentos foram trazidos pelos imigrantes japoneses”.

Sobre o prato que preparou, ele conta que o Missô Kabocha é uma receita de família, conhecida entre a comunidade nipo-brasileira: “É uma tradição da família Hirata, e não apenas o Kabotcha com Missô, como também a Mandioca brasileira com Missô, combinação com sabor maravilhoso”.

A série Gastronomia no Bunkyo é patrocinada pela Fundação Kunito Miyasaka, Sakura Nakaya Alimentos, Agro Comercial Hiragami Ltda, Quickly Travel Agência de Viagens e Turismo e Rosa & Tocha Viagens e Turismo Ltda.

Confira as datas da série de 9 apresentações dos Chefs convidados pela Gastronomia no canal do YouTube Bunkyo Digital:

Assista no YouTube https://www.youtube.com/BunkyoDigital , estreia às 20h nas datas abaixo:

26/05/2022 Joe Hirata  |  Purê de Kabocha com Missô (purê de abóbora japonesa, de sabor levemente adocicado com pasta de soja)
30/06/2022 Anderson Shimabukuro  |  Missô Tebichi (Receita típica de Okinawa com as patas dianteiras do porco temperadas com pasta de soja )
28/07/2022 Michelle Dupont  |  Tonkotsu Missô Ramen (Lamen com caldo tonkotsu: rico, encorpado e saboroso feito com osso de porco)
25/08/2022 Cristiane Sampei  |  Tsubuan + Zenzai (sopa japonesa feita com feijão azuki doce com mochi / bolinhos de massa de arroz glutinoso )
29/09/2022 Bernadete Megumi  | Tofu Steak (“bife” vegano de tofu)
27/10/2022 Akiko Ishizu  |  Soboro Bento (obento colorido  / “marmita japonesa” com carne moida de frango refogado, ovos mexidos e legumes)
24/11/2022 Mary Sugimoto  | Nikujaga (cozido japonês de carne com batatas)
01/12/2022 Marlene Fukushima  |  Ozouni (Sopa de mochi de Ano Novo da sorte)
15/12/2022 Telma Shiraishi  |  Kushiague (espetinhos empanados)

Confira o calendário de eventos completo