Falecimento de Mario Massanori Iwamizu

Compartilhe

Faleceu, neste dia 13 de junho, o advogado Mario Massanori Iwamizu, aos 81 anos de idade, casado com Miwako Katayama Iwamizu.

O velório e cerimônia de cremação será no dia 14 de junho, terça-feira, das 9h às 12h, no Cemitério Crematório Horto da Paz, Rua Horto da Paz, 191, Potuverá, Itapecerica da Serra, SP.

Formado pela Faculdade de Direito da USP, Dr. Mario Iwamizu frequentou o curso sobre Direito Americano na Faculdade de Direito da Universidade Wisconsin, em Madison, EUA. Gerente do Departamento Jurídico da Volkswagen do Brasil, participou de vários projetos relevantes da empresa. Atualmente, era sócio administrador de um escritório de advocacia.

Em sua atuação junto à comunidade nipo-brasileira, foi vice-presidente e secretário geral da Sociedade Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo. Nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa (2008), além de colaborar na constituição de entidade coordenadora das festividades, exerceu o cargo de secretário geral.

No Bunkyo, durante a gestão do presidente Kokei Uehara, foi secretário geral de 2003/2004; e nos últimos anos atuava junto à Comissão Jurídica da entidade (chegou a assumir a presidência). Também era vice-presidente do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão.

Primogênito de Tatsuki Iwamizu e Mitsuko Suguimoto, Mario Massanori nasceu em 1941, em Toledo, distrito agrícola de Tupã. Aos 9 anos de idade mudou-se para Dracena, distrito de Java Paulista, onde a família passou a cultivar café,

Conta que enfrentou dificuldades iniciar o grupo escolar (ensino fundamental) porque só falava japonês. Da infância, lembrava-se que o pai doou parte do terreno para construção do kaikan (sede da associação). Foi um tempo feliz – podia participar das comemorações das datas festivas, assistir aos filmes japoneses e fazer muitos amigos.

Izumu Honda, presidente do Ikoi-no-Sono, conta que, além de companheiro bolsista do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 1998, Dr. Mario Iwamizu era conselheiro da entidade. Afirma que, “de nossa vivência, fica a imagem de um homem decidido, com posições muito firmes e, ao mesmo tempo, de uma doçura de um verdadeiro gentleman”.

O jurista Dr. Kiyoshi Harada, em mensagem aos companheiros e amigos, assim se manifestou: “É com imensa tristeza que recebi a notícia de falecimento do inesquecível companheiro e amigo, Dr. Mario Iwamizu, que por décadas vinha realizando conosco diversos eventos no âmbito da comunidade”.

Ressaltou: “sempre solícito e com elegância ímpar nunca deixou de deitar a luz de sua inteligência e invulgar cultura e sabedoria nos trabalhos de natureza intelectual que juntos desenvolvemos ao longo do tempo. Sentiremos falta de sua agradável companhia”.

Para Dr. Roberto Yoshihiro Nishio, advogado, vice-presidente do Bunkyo e presidente da Comissão Jurídica, “Dr. Mário Massanori Iwamizu deixa uma grande lacuna entre nós. Advogado competente e ético, nunca foi de se vangloriar, ao contrário procurava sempre enaltecer e motivar os colegas. Amigo, tinha sempre uma palavra de carinho. Foi um irmão, cujos exemplos procurei seguir!”.

Confira o calendário de eventos completo