Assista à gravação do concerto “O Japão nas cordas de Camilo Carrara e Tamie Kitahara”

Compartilhe

Se você perdeu ou quer rever, assista a gravação do concerto “O Japão nas cordas de Camilo Carrara e Tamie Kitahara” no Canal Bunkyo Digital, dia 22/9 quinta-feira às 19h, ative o sininho para não perder:  https://youtu.be/1wFAgvPgUVg

O programa do concerto é formado por canções populares e canções de ninar japonesas do início do século XX, assim como por canções tradicionais e folclóricas. Inclui arranjos compostos originalmente para o koto e o shamisen – instrumentos tradicionais japoneses.

Repertório do Concerto: vilão, koto, shamisen e canto

Programa:
Chidori no Kyoku (Melodia de Chidori) – Kenguio Yoshizawa
Rokudan no Shirabe (Seis variações) – Kenguio Yatsuhashi
Kono Michi (Este caminho) – Teiichi Okano
Koujou no Tsuki (O luar do castelo em ruínas) – Rentaro Taki
Yurikago no Uta (A canção de ninar) – Shin Kusakawa
Haru no Umi (Mar de Primavera) – Michio Miyagi
Guion ko Uta (Canção de Guion/Folclore de Kyoto) – Benika Sasa
Furusato (A terra natal) – Teiichi Okano
Nanatsu no Ko (Os sete filhotes) – Nagayo Motoi
Medaka no Gakkou (A escola dos peixes barrigudinhos) – Yoshinao Nakada
Sato no Aki (Outono da aldeia) – Minoru Uminuma
Aka Tombo (A libélula vermelha) – Kosaku Yamada
Sakura (A cerejeira) – Masaru Ukon
Soran Bushi (Grito de força) – Folclore Tradicional de Hokaido

O duo já se apresentou em importantes mostras como:

“A música como manifestação arquetípica”, no Centro da Cultura Judaica;
“Olhares sobre a Imigração – Japão”, no Centro da Cultura Judaica;
“Sobre Todas as Cordas”, no Museu da Casa Brasileira;
“IV Hakkyosai – Brasil Taiko Festival”, no Teatro Gazeta, em São Paulo;
– Em 2007 foi um dos vencedores do projeto Caixa Cultural, com apresentações nas cidades de São Paulo, Brasília e Salvador, como parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa (2008).

Foto: Tiago Sormani

Camilo Carrara (violão de nylon e aço, arranjos)

Violonista, diretor e produtor musical, multi-instrumentista, arranjador, compositor, professor e consultor de sound branding, atua no cenário musical transitando entre os universos da música erudita e popular. É formado pelo Departamento de Música da ECA-USP e professor de violão do Nacional Music Festival, em Chestertown – Maryland, nos Estados Unidos.

Gravou mais 80 CDs, entre colaborações e trabalhos solos, incluindo “Canção do Sol Nascente”, projeto pioneiro no país, com arranjos de canções tradicionais japonesas para violão, lançado pela gravadora Azul Music.

Tamie Kitahara (koto, shamisen e voz)

No Brasil desde a década de 50, Tamie Kitahara destaca-se como uma das principais representantes da música tradicional japonesa no país. Obteve o título de Grã-Mestra em koto (harpa tradicional japonesa) pela escola Ikuta Seiha, e tem desenvolvido intensa atividade de difusão da cultura nipônica por meio de aulas e concertos pelo Brasil e exterior.

Esteve no Chile e no Paraguai a convite da Embaixada do Japão, e participou do concerto em homenagem a visita do Primeiro Ministro do Japão, Junichiro Koizumi, no pavilhão japonês, em São Paulo. Suas gravações incluem participações especiais em trabalhos como “Infinito Particular”, da cantora Marisa Monte.Também é reconhecida por sua destreza no shamisen e no canto.

Glossário

Koto – espécie de harpa “horizontal” comtreze cordas que podem ser de seda ou nylon afinadas através de trastes móveis e que permitem a mudança de afinação durante a execução da música. O corpo é formado por duas pranchas de Kiri, com aproximadamente 180 centímetros, formando uma caixa de ressonância.

Shamisen – instrumento com três cordas tocadas com palheta e com um caixa de ressonância que passou a ocupar o lugar do Biwa, antiga balalaica japonesa, nas músicas narrativas.  Possui uma sonoridade potente e é muito utilizado nas músicas que acompanham os teatros Bunkaru e Kabuki.

Confira o calendário de eventos completo