Comissão de Atividades Literárias: cerimônia de outorga dos premiados e painel sobre o livro no Brasil

Compartilhe

A Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo realiza, no próximo dia 12 de novembro, sábado, a partir das 14h30, a cerimônia do 52º Prêmio Bunkyo de Literatura 2022. Após a Cerimônia de Premiação e o Lançamento da Antologia de Contos, terá lugar a mesa-redonda com início previsto para as 16h.

O evento será realizado no Salão Nobre e terá início com a outorga de Medalhas dos Prêmios Especiais do Concurso de Haiku realizado no último mês de agosto.

A professora Neide Nagae, presidente da Comissão de Atividades Literárias, informa que, além das medalhas, os cinco primeiros colocados deverão receber um “tanzaku” (papel cartonado usado para escrever Haiku ou pérolas de sabedoria) com uma caligrafia (shodô) do prof. Wakamatsu.

Durante a cerimônia, a Sra. Shinobu Yoshida (presidente do Concurso), ao entregar os prêmios, deverá ler o poema e o comentário dos jurados.

Também será lida a versão em português do comentário do júri.

Nesse bloco também serão anunciados os vencedores do VI Concurso Bunkyo de Contos (em português) de 2022, com o tema “Mistério” e que recebeu 68 inscrições de 13 estados do Brasil.

Os ganhadores do concurso foram: 1º lugar – “A Noite Absoluta” de José Fernando Martins Nolf (SP); 2º lugar – “A Velha” de autoria de Amilton Alves Silva (BA), e 3º lugar – “O demônio atravessado na garganta”, de Caliel Alves dos Santos (BA).

O Prêmio Bunkyo de Literatura 2022, destinado ao gênero literário de “Ficção Científica”, teve como obra ganhadora“Viajantes do Abismo” de Nikelen Witter, Editora Avec, 2019.

Duas novas modalidades também estarão premiando seus vencedores. Jefferson José Teixeira foi o primeiro classificado no I Concurso Bunkyo de Tradução Japonês/Português com a tradução “Uma Mulher Impassível”.

Irão receber a Menção Honrosa: Livia Amaral Santos (com a tradução “Mulher Imóvel”), Gabriel dos Santos Xavier (idem) e Aline Rocha Loes Gomes (com “A Dama Imóvel”).

Também serão premiados os classificados no I Concurso Bunkyo de Haicai. Em 1º lugar: Tais Assunção Curi Pereira, com “Haicais Praianos”; 2º lugar, Regina Lucia Alonso Peres com “Dias Vão e Vêm” e em 3º lugar, Reneu do Amaral Berni com “Dez Haicais para Quatro Estações”.

Outras atividades na mesma tarde de sábado

Após a cerimônia de outorga, será realizado do lançamento da Antologia reunindo os melhores contos do V Concurso Bunkyo de Contos, realizado em 2020, com o tema “Assim eu ouvi”. Em 1º lugar foi classificado o conto “Retrato de família”, de Sérgio Schwarz de Assis Faria – Niterói/RJ; em 2º lugar, “Assim eu ouvi…o deserto e o mar”, de Alda de Miranda – Jacareí/SP e em 3º lugar, “Feliz dia dos mortos”, de Marco Túlio Costa – Passos/MG.

Em seguida, com início previsto para 16h, realiza-se a mesa-redonda com o tema “O Livro no Brasil – Do Autor ao Leitor Final”, tratando sobre a criação, edição, distribuição e comercialização de obras literárias.

Com mediação de Mirian Lie Hatanaka, jornalista e membro da Comissão de Atividades Literárias, o painel reunirá três especialistas: Raimundo Gadelha, escritor e publisher da editora Espelho D´Alma que tratará sobre “Processo criativo e edição”; Victor de Carvalho, diretor comercial da Inovação Distribuidora de Livros, enfocando sobre “Distribuição no Brasil e exterior” e Alex Gonçalo Lima, consultor de vendas da Livraria Martins Fontes, discorrendo sobre “Livraria física e comércio on-line”.


Serviço:

52º Prêmio Bunkyo de Literatura 2022

Dia/hora: 12 de novembro, sábado, a partir das 14h30 (cerimônia de outorga) e 16h (painel “O Livro no Brasil”)
Obs: A cerimônia de premiação é restrita aos premiados e seus convidados e a mesa-redonda é aberta ao público em geral.

Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – SP
(próximo estação do Metrô São Joaquim)
Estacionamento terceirizado – Rua Galvão Bueno, 540

Confira o calendário de eventos completo