No Bunka Matsuri, a comemoração ao Dia Internacional do Nikkei

Compartilhe

No Salão Nobre do Bunkyo, sábado dia 17/6, a partir das 14h, com a presença de várias autoridades, acontece a solenidade de abertura do Dia Internacional do Nikkei que, desde 2019, consta do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo por iniciativa do Vereador Aurélio Nomura.

Essa comemoração foi inspirada na proposta nascida na comitiva de jovens nikkeis brasileiros presentes às comemorações aos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Havaí realizadas em 2018.

Assim, nos 115 anos da imigração japonesa, o Dia Internacional do Nikkei terá destaque com a realização de três painéis com temas relacionados à cultura japonesa.

O Painel 1, terá início às 14h45 com o tema: “Preservando Nossas Raízes: A Importância do Idioma Japonês na Comunidade Nikkei” com os professores Leiko Matsubara, Takashi Yamanishi e Tae Suzuki;

O Painel 2, a partir das 15h25, enfocará “Aromas, Cores e Tradição: Explorando os valores nikkeis na Gastronomia e na Arte”, com a artista Camila Gondo e a chef Telma Shiraishi, com mediação de Fernando Matsumoto.

A série de painéis prossegue no domingo, dia 18, a partir das 14h30, com o tema “Do Desenho à Tinta: a imaginação japonesa nos Animes, Animações e Tatuagem” com Takashi Yamanishi, Bianca Sakai e Andreia Mine.


Serviço:

17º Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa
Dias: 17 e 18 de junho de 2023
Horário: 10h às 19h (sábado) e 10 às 18h (domingo)
Local: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo (metrô São Joaquim)

Entrada gratuita – Livre para todos os públicos

Mais informações:
www.bunkamatsuri.org.br / (11) 3208-1755
www.instagram.com/festivalbunkamatsuri/

Realização: Bunkyo.

Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka, Zion, Ston, Sakura e JBC.

Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Instituto Paulo Kobayashi, Hospital Japonês Santa Cruz, Fundação Japão.
Apoio: Café Fazenda Aliança, Nakamise-ya, Alfa Alimentos, Kikkoman do Brasil, Original Tatamis, Comissão de Jovens Bunkyo, Revista Mundo Ok, Prius.Ind, Thikara Sake, jornais Nippon Já e Brasil Nippou.

Confira o calendário de eventos completo