Kyodai na comemoração do Dia Internacional do Nikkei

Compartilhe

Já ouviu falar sobre “dekasseguês”? Esse foi o tema escolhido pela Kyodai para comemorar o Dia Internacional do Nikkei nesse dia 20 de junho.

“Dekasseguês” é um fenômeno linguístico nascido no meio dos decasséguis usado para facilitar sua comunicação cotidiana em que palavras em português e japonês vão se misturando aleatoriamente.

Para enfocar este tema, a Kyodai Remittance (empresa de remessas monetárias) convidou dois professores especialistas e dois artistas para produzir um vídeo de cerca de 40 minutos.

“O tempo passou rápido, faz um ano de nosso encontro no Dia Internacional do Nikkei”, afirma o presidente Yuichiro Kimoto, na abertura do vídeo, acrescentando que o Dia Internacional do Nikkei foi criado e 2018 no encontro de nikkeis no Hawaii e já completou quatro anos da assinatura da parceria Bunkyo e Kyodai, além da comemoração dos 115 anos da imigração japonesa.

O vídeo traz a palestra do professor Ângelo Ishi da Universidade Musashi e uma conversa em dekasseguês preparada pela professora Eunice Suenaga da Prefeitura de Aichi. Depois, traz um bate-papo com o cantor brasileiro Roberto Casanova e sua mulher, também cantora, a japonesa Mika da Silva. No encerramento, interpretam a contagiante música “Kokoro kara”.

Não deixe de assistir. É um vídeo muito interessante para ressaltar o Dia Internacional do Nikkei. Disponível dia 20 de junho, a partir das 9h (horário de Brasília), no Canal do YouTube Bunkyo Digital: https://youtu.be/-UBcZFUupz4

Confira o calendário de eventos completo