Concertos Bunkyo 2023 – Elisa Fukuda e Amigos

Compartilhe

A Comissão de Música Erudita do Bunkyo tem o prazer de anunciar o segundo da série de Concertos Bunkyo 2023 – Conexão Brasil-Japão Através da Música: Elisa Fukuda e Amigos – com Quarteto Guarnieri e Trio Elisa Fukuda. Espetáculo no Grande Auditório do Bunkyo (R. São Joaquim, 381 – Liberdade / SP), dia 17 de setembro, domingo, às 11h.


Programa

“Melodias e Danças“

Quarteto n. 1 (Andante e Brincadeira)
Heitor Villa-Lobos

Trio (Medley – “Summer”, ”Rain”, ”The name of Life”, “Merry go round of Life“)
Joe Hisaishi

Trio em Sol Maior  “Gypsy Rondo”
Joseph Haydn

“Haru no Umi” (Mar da Primavera)
Michio Miyagi

Trio “Between Tides”  (Entre marés)
Tôru Takemitsu

“Okuribito” (Departure Memory)
Joe Hisaishi

Quarteto nº 1 (Dança)
Osvaldo Lacerda

Piano Quintet (Allegro brilhante)
Robert Schumann

“Feira de Mangaio”
Sivuca


Elisa Fukuda – Violino

Graduou-se em 1974 obtendo o “Diploma Superior de Violino” no Conservatório de Música de Genebra (Suiça), na classe do prof.Corrado Romano e em 1975 obteve o primeiro prêmio de Virtuosidade “avec distinction et félicitations du Jury”.

Entre 1975 e 1978 participou dos Cursos de Alta Interpretação dos mestres Nathan Milstein, Henryk Szering e Arthur Grumiaux. Em 1979 aperfeiçoou-se com Sandor Vech no Mozarteum de Salzburg. Apresentou-se nas mais importantes salas do Brasil e da Europa como solista e recitalista, destacando-se os solos com Oechestre Philharmonique George Enesco de Bucareste e Orquestra de Câmara de Moscou, entre outras.

No ano de 1992 formou junto com o pianista Giuliano Montini e o violoncelista Peter Dauelsberg o Trio Dell’Arte que já no seu segundo ano recebeu o Prêmio APCA como “melhor conjunto instrumental do ano”. Além de atividade didática que vem desenvolvendo na Escola Fukuda, é também Diretora Artística da Camerata Fukuda. Recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira entre os quais se destacam o de Melhor Solista do pela APCA (1989) e Prêmio Carlos Gomes na categoria de Solista Instrumental (2000).

Em setembro de 2001 fundou o “Quarteto Camargo Guarnieri”. Sua discografia é composta por 12 CDs gravados com a Camerata Fukuda, Trio Dell’Arte, Quarteto “Camargo Guarnieri” e o Duo Fukuda Astrachan. Em setembro de 2011 apresentou-se em Fort Laudeerdale (Teatro Broward Center) e em Nova York (Lincoln Center Avery Fischer Hall) como solista da Bachiana Filarmônica.

Em dezembro de 2013 sob a regência do maestro João Carlos Martins, apresentou-se no Metropolitan Museum de Nova York como solista junto a Orquestra St-Luke no Concerto “Back to Bach”,interpretando os Concertos Brandenburgueses de J. S.Bach.

No Brasil desde 1997, natural de Shikoku Chūo – Japão, com mais de 20 anos de carreira, tem em seu vasto repertório papéis protagonistas em óperas, obras sinfônicas e canções japonesas. Se apresenta nos principais teatros do Brasil e, na atualidade, no Japão.

Em 2020, formou o Trio Elisa Fukuda. Foi professora da Eca-USP e Faculdade Cantareira.

Quarteto Camargo Guarnieri

Vencedor do Prêmio Carlos Gomes na categoria Melhor Grupo de Câmara, o Quarteto Camargo Guarnieri, formado por músicos de excelência, atua em recitais das maiores séries de concerto do Brasil, como a série “Concertos BankBoston”, recitais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e do Centro Cultural Banco do Brasil, também nos principais festivais de música do país como Campos do Jordão, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Pelotas.

Com dezesseis anos de existência, quatorze com a atual formação, o Quarteto possui repertório vasto e com ênfase em música brasileira. Destacou-se em concertos de elevada importância, como a homenagem aos 100 anos de imigração japonesa, em 2008, para o príncipe do Japão Naruhito e, em 2010, foi convidado a participar do 1º Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, se apresentando com os candidatos no concerto de premiação. Em 2013, participou da 20ª. Bienal de Música Contemporânea do Rio de Janeiro. Entre os CDs gravados, destaca-se a gravação da obra completa de Camargo Guarnieri, importante compositor que dá nome ao grupo. É formado por Elisa Fukuda e pelos músicos:

Joel de Souza, violoncelo, teve como mestres no Brasil Zigmunt Kubala e Alceu Reis. Obteve título de mestrado na Lynn University Conservatory of Music sob a orientação de David Cole e doutorado pela UNESP. Também é membro da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e professor titular de violoncelo na UNESP.

O violista Silvio Catto começou aos 8 anos de idade sob a tutela de seu avô, Lázaro Bertrami e foi aluno da classe de Adriana Schincariol e Paulo Bosísio. Atualmente é chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e professor na EMESP Tom Jobim.

Ricardo Takahashi (violino), após estudar com Tosio Takeda e Ayrton Pinto, aperfeiçoou-se com o professor Ilan Gronnish (Alemanha). É chefe de naipe na Orquestra Bachianas SESI/SP, 1o. violinista da OSUSP a 20 anos e professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Trio Elisa Fukuda

O Trio Elisa Fukuda nasceu em outubro de 2019 no encontro feliz entre 3 músicos com grande afinidade musical: Elisa Fukuda , a pianista Michiko Tashiro Licciardi e o violoncelista Moisés Ferreira, musicistas de formação sólida e carreira expressiva. Fez sua estreia em dezembro de 2020 no auditório do Bunkyo.

Michiko Tashiro Licciardi – pianista – nasceu no Japão, estudando piano em seu país natal, EUA e Alemanha, onde residiu por 11 anos. Durante sua permanência na Alemanha, estudou na Escola Superior de Música de Colônia, concluindo sua graduação e mestrado. Participou de diversos masterclasses e ganhou prêmios como pianista e camerista.

Em 2014, ingressou como professora de piano e correpetidora concursada na Musikschule Bochum onde permaneceu até meados de 2018, ano em que se mudou para o Brasil. Desenvolve atualmente um extenso trabalho como professora e acompanhando diversos instrumentistas em concertos, recitais e concursos, além de participar de grupos de música de câmara em diversas formações. Atualmente é professora da Academia de Ópera do Theatro São Pedro/Emesp, Instituto Fukuda e integrante do Trio Elisa Fukuda.

Moisés Ferreira – Violoncelo – natural de Anápolis, cidade onde iniciou seus estudos musicais. Na Escola de Música de Anápolis estudou na classe do Prof. Aneir Luciano de Freitas. Em 2004 ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual atuou como solista no Teatro Goiânia e Centro cultural Oscar Niemeyer. Atuou também como solista em concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra de Câmara Goyazes.

Em 2005 passou a receber a orientação do Prof. Gidesmi Alves. Em 2007 recebeu o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás. Em 2009 passou a ter orientação do Prof. Rodolpho Borges em Brasília, e em 2012 foi aluno do curso de violoncelo projeto de extensão da Escola de Música da UFRN sob a orientação de Fábio Presgrave.

Em 2017 foi um dos selecionados para participar da Academie Ravel na França na classe do Violoncelista Marc Coppey. Participou de concertos com variados grupos e formações, dentre eles: Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Quarteto Camargo Guarnieri e Quarteto Serioso.

Atuou como Chefe de Naipe na Orquestra Filarmônica de Goiás durante a temporada de 2013. Em 2014 começou a fazer parte do quadro de músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo onde atualmente é violoncelista solista B.


Serviço:
Série Concertos Bunkyo 2023
Concerto com Elisa Fukuda e Amigos

Dia/hora: 17 de setembro de 2023 – domingo – às 11h.
Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade
Ingressos: R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 meia
Vendas antecipadas no Sympla: https://bit.ly/elisa-fukuda-e-amigos


PROAC – Programa de ação cultural São Paulo
Patrocinadores Master: Hirota Food Supermercados, Penha, Kanaflex
Apoio: Sansuy  /  Produção: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo
Realização: Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, CultSP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Divulgação:
Jornal Nippon Já e Diário Brasil Nippou

Confira o calendário de eventos completo