Concertos Bunkyo 2023 – Instrumentos Tradicionais Japoneses com Expoentes Internacionais

Compartilhe

A Comissão de Música Erudita do Bunkyo tem o prazer de anunciar o próximo da série de Concertos Bunkyo 2023 – Conexão Brasil-Japão Através da Música: Intrumentos Tradicionais Japoneses com Expoentes Internacionais. Espetáculo no Grande Auditório do Bunkyo (R. São Joaquim, 381 – Liberdade / SP), dia 15 de outubro, domingo, às 11h.


Programa

Tsugaru Yosarebushi「津軽よされ節」

Tradicional

Raikou 「雷光」

Shinichi Kinoshita

Tsukiyo no Umi 「月夜の海」

Yoko Nishi

Toryanse/Viola Quebrada「通りゃんせ/

Viola Quebrada」

Tradicional/Mário de Andrade

Tsugaru Jongara Bushi「津軽じょんがら節」

Tradicional

Hanasachi「花さち」

Shinichi Kinoshita

Sogu「遭遇」

Shinichi Kinoshita

Sakura Sakurejo

Gabriel Levy

Canto de Xangô

Baden Powell

Expoentes Internacionais: Yoko Nishi (Koto, Jushichigen), Shinichi Kinoshita (Tsugaru Shamisen) e Shen Kyomei Ribeiro (Shakuhachi , Flauta)

Participação especial : Reika Matsuhashi (Tsugaru Shamisen), Gabriel Levy (Acordeão, Piano), Neymar Dias (Viola Brasileira, Contrabaixo) e Ari Colares (Percussão)


Yoko Nishi (koto)

Natural da cidade de Wakayama, no Japão, Yoko Nishi transita tanto no repertório tradicional, quanto contemporâneo de koto. Iniciou seu aprendizado no estilo Ikuta, aos quatro anos de idade, sob a tutela dos músicos e compositores Tadao Sawai e Kazue Sawai.

Em 1980, aos 16 anos, foi premiada no concurso de Sankyoku. Ao se graduar na Tokyo University of the Arts, apresentou-se no Palácio Imperial como representante da universidade em evento organizado pela Agência da Casa Imperial. Em 1993, tornou-se trainee de arte para a Agência de Assuntos Culturais. Em 1993, deu seu primeiro recital solo em Tóquio. A partir de 2008, apresentou-se em festivais internacionais ao redor do mundo, incluindo países como Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, China, Hungria e Lituânia.

Em 2013, lançou o álbum “The Magic Dragon”, um trabalho de canções próprias. Do ponto de vista mais fundamental entre a tradição e a modernidade, olha para o koto e persegue a música com pensamentos livres e sensibilidade. Vem promovendo o intercâmbio internacional de música de koto e atividades intimamente relacionadas com a área e sua província natal (Wakayama). Suas atividades de criação e ensino de koto são divulgadas em uma nova forma, podendo se conectar profundamente com o mundo e a sociedade.

Yoko Nishi tem uma relação especial com o Brasil, onde já realizou diversos concertos e master classes, tendo incluído em seu repertório de koto o gênero choro. Desenvolveu, a partir daí, uma nova escola de tocar koto, em comunhão com um estilo genuinamente brasileiro.

Shinichi Kinoshita (shamisen)

Mestre da linhagem de Shamisen estilo Tsugaru “Kinoshita-ryu” e presidente do Kinoshita Sangen-kai. Natural de Wakayama. Vencedor por dois anos consecutivos do Concurso Nacional de
Shamisen de Tsugaru (1986 e 1987). Em 1988 Vencedor na categoria “Tsugaru Ohara-bushi” do Concurso Nacional das 5 Grandes Músicas Folclóricas de Tsugaru.

Em 1993 Formou o “Grupo Kinoshita Shinichi” e lançou a canção original “Tsugaru Shamisen Rock”.
No ano seguinte realizou o “Show de batalha” com Kazumi Watanabe, renomado guitarrista de jazz que representou o Japão mundo afora. Em 1995 Realizou o concerto “Projeto Kinoshita Shinichi ’95”, tendo como convidado o tocador de taiko Eitetsu Hayashi.

No ano 2000 Conquistou o título de grande campeão do prêmio Chisato Yamada no Concurso Nacional de Shamisen de Tsugaru. Em 2001 Lançou dois álbuns simultaneamente pela gravadora Avex. Desde então, lançou mais cinco álbuns pela mesma empresa: “Den”, “Kai”, “Encontro: Kinoshita Shinich MEETS Lakatos”, “Show” e “Passion!”. Em 2002 Realizou a turnê nacional em quatro metrópoles japonesas , “Concerto Kinoshita Shinichi com Roby Lakatos”, ao lado do mundialmente famoso violinista cigano Roby Lakatos.

Estrelou o “Concerto de Tsugaru Shamisen: Kinoshita Shinichi” em cinco países da América Central e do Sul: Cuba, Panamá,Argentina, Uruguai e México. Em 2003 Publicou o manual “Livro do Estilo de Shamisen de Tsugaru: Este é o Shamisen de Tsugaru!” Em 2004 Participou do filme “Overdrive”, cujo tema era o Shamisen de Tsugaru. No mesmo ano, apresentou-se em Londres (Inglaterra). Em 2009 Apresentou-se como solista no concerto da Rádio Orquestra de Colônia, na cidade de Colônia (Alemanha). Em 2011 Produziu e realizou o concerto “Ouvindo o Shamisen de Tsugaru:Sons que Transcende em o Tempo”, no 45o aniversário do Teatro Nacional do Japão.

Em 2012 Apresentou-se como solista no concerto da Orquestra Sinfônica Nacional de Taiwan, em Taiwan.
Participou do espetáculo especial de primavera “O Dragão e a Peônia 2012”, de Taichi Saotome. Em 2013 realizou concertos com o Grupo Shinichi Kinoshita, apresentandose em três países da Europa: Azerbaijão, Uzbequistão e Portugal. No ano de 2016 lançou o álbum “Shamisen de Tsugaru: Haku”.
Em 2018 Tocou e cantou na peça “Ay Sonezaki Shinju”, realizada no Novo Teatro Nacional, produzida por Yoko Aki, com direção musical de Ryudo Uzaki. Também, no mesmo ano, tocou em apresentação para o Imperador e a Imperatriz do Japão. Em 2019 recebeu o Prêmio de Contribuição Cultural pela Cidade de
Wakayama.

Shinichi Kinoshita realizou várias aparições em programas de TV como “Kohaku Uta Gassen”, “Oshare Kobo”, “Kagai Jugyo: Yokoso Sempai”, “Top Runner”, “Studio Park” e “Minyo Damashii”, do canal NHK, além de “Tetsuko no Heya” e “Daimei no nai Ongakukai”, da TV Asahi. Além dos concertos nacionais,Mestre Kinoshita já se apresentou em mais de 30 países. Atua como Presidente da Comissão de Júri do Campeonato Mundial de Shamisen de Tsugaru e também como jurado em competições nacionais de Shamisen de Tsugaru como: Concurso Nacional de Shamisen de Tsugaru, Campeonato Nacional Michinoku de Shamisen de Tsugaru, Concurso de Shamisen de Tsugaru em Osaka, Concurso Nacional de Shamisen e de música folclórica de Tsugaru in Biwako, entre outros. Além de suas atividades musicais, como Mestre da linhagem Kinoshita-ryu, Kinoshita também se dedica ao ensino e orientação de jovens, dirigindo a escola de Shamisen de Tsugaru.


Shen Ribeiro (shakuhachi)

Natural de Botucatu – São Paulo, Brasil, cedo começa a sua aprendizagem musical através do canto comunitário. Aos 15 anos inicia o estudo de flauta doce (recorder), piano e canto coral no Conservatório de Música do Instituto Santa Marcelina em sua terra natal.

Entre 1985 e 1987 integrou como flautista as Orquestras Jovens do Município de São Paulo e do Estado de São Paulo sendo presidente dos comitês das orquestras, e durante este período de trabalho orquestral e de pesquisa de sonoridade da flauta transversal e flautas tradicionais de vários países, teve a oportunidade de ouvir uma gravação de flauta japonesa tradicional o “Shakuhachi”. Uma flauta feita de bambu com cinco orifícios com uma sonoridade muito especial, a beleza e profundidade do som desse instrumento determina novos rumos em sua carreira.

Em Setembro (1987), partiu para o Japão, cidade de Tóquio para especializar-se no estudo do Shakuhachi e da cultura tradicional japonesa. E em 1988, ingressou na Universidade de Belas Artes de Tóquio e foi um discípulo direto do Professor e Mestre Goro Yamaguchi (Tesouro Nacional Japonês).

No ano seguinte foi convidado para tocar para a Imperatriz do Japão em um recital na casa do Embaixador da Argentina em Tóquio. E em 1999 foi convidado para tocar Shakuhachi para o Imperador do Japão em sua residência no Palácio Imperial de Tóquio. Como Concertista apresentou-se em inúmeras salas de concertos no Brasil, Japão e Europa, interpreta um repertório muito variado de estilos e autores confraternizando temas clássicos, populares e tradicionais.

Em 2004 tem sua volta para o Brasil. Em 2016 participa do encerramento das olimpíadas no Rio de Janeiro interpretando Canto de Xangô de Baden Powell ao shakuhachi. O tema de seu trabalho e a comunhão das pessoas através das diferentes sonoridades das flautas que toca, a universidade o não preconceito e a humanização estão sempre presentes nas suas interpretações musicais. Atualmente vive em São Paulo, lecionando e tocando o Shakuhachi estilo kinko representando da Associação Chikumeisha do Japão e participa como convidado de gravações de músicos brasileiros e atual diretor do Instituto Cultural çarê.





Serviço:
Série Concertos Bunkyo 2023
Concerto Instrumentos Tradicionais Japoneses com Expoentes Internacionais


Dia/hora: 15 de outubro de 2023 – domingo – às 11h.
Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade
Ingressos: R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 meia
Vendas antecipadas no Sympla: https://bit.ly/expoentes-internacionais


PROAC – Programa de ação cultural São Paulo
Patrocinadores Master: Hirota Food Supermercados, Penha, Kanaflex
Patrocinadores: Panamedical, Kikkoman, Udon Jinbei, Suzumori, Instituto Çarê
Apoio: Sansuy, Pavilhão Japonês, Wakayama, Blue Tree Premium, Kyomei, Tomonari Minyo
Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Japan Foundation SP
Produção: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Sinos na Floresta
Realização: Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, CultSP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Divulgação:
Nippon Já e Diário Brasil Nippou

Confira o calendário de eventos completo