“15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo” começa com recorde de público

Compartilhe

Painel na entrada da exposição, com nomes dos artistas selecionados, ao lado da obra em Sumi-ê do convidado de honra, o Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.

Com mais de mil visitantes no primeiro fim de semana, a 15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo reforça seu papel como um dos salões de arte mais importantes do país.

No último fim de semana, teve início a “15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo” batendo o seu recorde com mais de mil visitantes que passaram pela mostra. Dessa forma, confirma seu papel como um dos mais importantes eventos de artes plásticas do país e um berço de onde surgem grandes artistas e inspirações que ditam a estética da arte e do design brasileiros.

Pela primeira vez, considerando suas três fases históricas, tem o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC. A “15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo” fica aberta ao público até o dia 22 de tem entrada gratuita.

São 368 obras expostas de 220 artistas selecionados, o que também é um recorde para o evento. Para se chegar à decisão, dois juris constituídos cada um por 3 membros analisaram os trabalhos inscritos em duas fases: a primeira, de pré-seleção, foi feita por via digital que recebeu a inscrição de 599 artistas e 1.469 obras, e a segunda, de seleção e premiação, por julgamento presencial.

No segmento de artes plásticas, receberam o reconhecimento do júri o vídeo “Tonsores” (2022) de Elcio Miazaki, a gravura sem título (2022) de Marcio Périgo e a escultura “Sapato 2” (2023) de Marisa Nunes.

Entre os representantes da arte koguei*, os vencedores foram a obra em cerâmica “Azul” (2021) de Cristina Myrrha, o trabalho em madeira e bambu “Mandala Kabekake” (2023) de Igor Hatanda e a obra em cerâmica “Pyscho Blue” da Parami Artesanal.

* “Koguei” é a combinação de dois caracteres “ko”, trabalho manual e “guei”, arte, e essa associação indica que arte está profundamente enraizada na tradição cultural japonesa, respeitando as técnicas e os métodos transmitidos de geração em geração. – Olga Ishida (Presidente da Comissão de Arte Koguei)

Fotos da entrega dos prêmios


Cerimônia de Abertura no Pequeno Auditório do Bunkyo


Troféu idealizado por Yutaka Toyota – Artista e membro do Conselho da Comissão de Artes Plásticas

Homenagem a Kenjiro Ikoma

O artista homenageado Kenjiro Ikoma e Ivone Shirahata (ex-Presidente da Comissão de Arte Koguei e Jurada da Exposição)

Além deles, a “15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo” faz uma homenagem a Kenjiro Ikoma, artista que nasceu no Japão, na província de Mie-Ken, em 1948 e emigrou para o Brasil aos 25 anos. Especializou-se em cerâmica e foi o responsável pelo projeto e construção do primeiro forno anagama no país. Durante sua jornada artística, ganhou notoriedade ao inserir na tradicional arte japonesa, elementos da cultura brasileira, representando a mesma conexão entre as artes plásticas contemporâneas e a arte koguei presente na exposição.

Enock Sacramento, seu curador, afirma: “Ao apresentar a mostra no belo catálogo que a documenta, enfatizamos que a 15ª Grande Exposição de Arte bunkyo é desdobramento de uma ação que teve início em 1935, com a criação do Grupo Seibi, de grande importância para a arte moderna brasileira. Ela mostra que a chama dos pioneiros continua acesa, embora em outro contexto. Nesta edição, trabalhamos com a ideia de uma exposição democrática inclusiva e gratuita, alinhada com as tendências da sociedade contemporânea”.

Do Grupo Seibi à união das artes brasileira e japonesa

A realização de um evento como a “Grande Exposição de Arte Bunkyo” busca a contemporaneidade ao mesmo tempo que resgata sua história e o intento de um grupo de artistas que, em 1935, fundou o Grupo de Artistas Plásticos de São Paulo (Seibi-Kai), mais conhecido como Grupo Seibi. O coletivo, que promovia o intercâmbio de opiniões e conhecimento entre os artistas, realizou seu primeiro salão de arte em 1938.

“Quando retomamos essa trajetória, é importante destacar que apesar de tudo ter começado com a união de artistas imigrantes ou de ascendência japonesa, eles discutiam e influenciavam fortemente a arte do Brasil no século XX. O Seibi apresentou ao mundo nomes como Tomie Ohtake e Manabu Mabe que, apesar do sobrenome nipônico, criaram uma linguagem estética conhecida como tipicamente brasileira e que ditou o caminho de muitos outros que passaram por ali”, destaca o artista plástico Marcos Akasaki, Presidente da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo.

Foram 15 salões de arte com um hiato durante a 2ª Guerra Mundial. Então, o grupo se desfez e, em 1972, em seu lugar nasce o Salão Bunkyo de Artes Plásticas, que contou com 33 exposições, até que, em 2007, acontece uma conexão do coletivo com artes originárias do Japão. Durante as preparações para a celebração do centenário da imigração japonesa no Brasil, o evento se une ao Salão de Arte Koguei em uma única mostra e nasce a “1ª Grande Exposição de Arte Bunkyo”.

A realização do processo seletivo, premiação e a mostra da “15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo” foi viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de Estado de São Paulo, por meio do edital ProAC Expresso nº 34/2022 e por outros patrocinadores.

Crédito das Fotos: Jotape


Serviço
15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo

Data: 8 a 22 de outubro de 2023
Horário: Segunda a Sexta: 12h as 17h, Sábado e Domingo: 10h as 17h.
Local: Sala de Exposições do Bunkyo
Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Edifício Anexo – Liberdade, São Paulo/ SP

Ingresso: gratuito

Confira o calendário de eventos completo