Oficina de Literatura Infantojuvenil Japonesa

Compartilhe

A Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo e comissão da Biblioteca promovem a “Oficina de Literatura Infantojuvenil Japonesa”, atividade gratuita (em português) em conjunto com a Feira de Livros Usados do Bunkyo, no dia 12 de novembro das 14h às 15h30.

Destinada a todos que tenham interesse em conhecer mais sobre a literatura e a cultura japonesa, adultos e crianças (acompanhadas de um responsável), inclusive estrangeiros que estudam português e queiram praticar, o evento introduzirá a obra infantojuvenil do escritor japonês Niimi Nankichi (1913-1943).

Seus trabalhos são queridos e lidos até hoje. Histórias como Gongitsune, Tebukuro wo kaini e Dendenmushi no kanashimi estão nos livros didáticos japoneses há gerações.

Através da leitura de sua obra (os textos serão lidos com tradução para o português), exploraremos algumas experiências humanas como a primeira vez em que a criança sai de casa sozinha para comprar algo para os pais, o que ela sente e os imprevistos com os quais tem de lidar nesse momento. 

A oficina será mediada por Camila Eleuterio, mestranda do Programa De Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (USP) e membro da Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo.

A oficina é dividida em três partes (previsão de 1h30 de atividades):

1) Apresentação sobre Niimi Nankichi e conversa sobre literatura infantojuvenil
2) Leitura partilhada do conto Comprando luvas (Tebukuro wo kaini)
3) Exercício de escrita criativa

Data: 12 de novembro de 2023 (domingo)
Horário: Das 14:00 às 15:30
Endereço: Biblioteca da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) ブラジル日本文化福祉協会 (R. São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo – SP)

Inscrições (gratuitas) pelo formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOSss5x4Y43BB6fPDAW7sC5f1hHvdgb4QwA1M7-oA_zf1Ppw/viewform

Informações: camilaeleuterio@usp.br

Confira o calendário de eventos completo