Ministério da Cultura e Santander Brasil apresentam: Exposição Rosas Brasileiras

Compartilhe


O Farol Santander São Paulo inaugura no dia 10 de novembro (sexta-feira), a exposição inédita Rosas Brasileiras, celebrando a trajetória da rosa como inspiração artística e parte viva do cotidiano social. Serão exibidos 131 obras de arte e mais de mil objetos diversos tendo a rosa como personagem principal. Sob curadoria de Giancarlo Latorraca e Paulo Von Poser, e produção da AYO cultural, a mostrafica em exibição até 18 de fevereiro de 2024.

“O artista e colecionador Paulo Von Poser nos apresenta a flor Rosa como ponto de partida e inspiração para dezenas de diferentes aspectos e aproximações, desde o ato de cultivá-las e sua comercialização em escala internacional, até, principalmente, sua representação como expressão romântica, de respeito, devoção, lamento, amor, paz, perfume, desenhos e pinturas artísticas, entre inúmeros outros sentimentos que esta exposição nos revela.”; comenta Maitê Leite, Vice-Presidente Executiva Institucional do Santander Brasil.]

  • 131 obras de arte e mais de 1.200 objetos diversos ocupam dois andares do centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia;
  • Itens raros, pinturas, desenhos, esculturas, fotos, vídeos e muito mais podem ser vistos pelo público;
  • Mostra reúne obras de nomes como Paulo Von Poser, Candido Portinari, Mestre Valentim, Mira Schendel, Amélia Toledo, Luiz Zerbini, Beatriz Milhazes, Aldemir Martins, Carlos Scliar, entre outros.

A mostra, que ocupará dois andares do Farol Santander (23º e 24º), é composta por telas, esculturas, poemas, fotos, vídeos, almofadas, luminárias, calendários, capas de discos, livros, louças, estampas, imagens sacras, peças de roupas, entre diversos outros itens. A exposição revela também uma instalação do artista Vic Meirelles, com quatro mil rosas vivas de diversas cores, no teto de um dos andares. A rosa em seu estado natural também pode ser conferida junto às obras dos artistas Nelson Felix e Joseph Beuys

Eri (Hinata Hiiragi) e Minato (Soya Kurokawa)

“A proposta é conhecer a origem da flor rosa, seu aspecto como criação humana, como produto industrial e as mais diversas manifestações da sua presença em nossas vidas, destacando sobretudo sua existência no Brasil. Da fatura artesanal à indústria, das reproduções tridimensionais às estampas, da perfumaria à música, da representação poética às ruas, da docilidade doméstica à adoração religiosa.”; explica Paulo Von Poser, artista e curador da mostra.

O poema “O poeta e a rosa”, de Vinícius de Moraes, ganha destaque em um vídeo com declamação da chef Paola Carosella. O material surge como um comentário sobre a relação da rosa com a poesia e arte. Também será exibida uma tela intitulada “Rosa Amour”, produzida em 2015 pela atriz Bruna Marquezine em conjunto com Paulo Von Poser

Essa imensidão de trabalhos exibidos viaja por séculos de produções sobre o tema, revelando obras de personalidades como Mestre Valentim, ainda no Brasil colonial, e a tela “Rosa Mystica”, do artista simbolista francês Edgard Mexence. A pintura é datada de 1904, sendo considerada a mais antiga da exposição. Já a produção mais recente exposta será a vídeo escultura “Lovin Love”, do brasileiro Rodrigo Cass, realizada já em 2023. Entre os artistas e épocas destacadas estão:

Décadas 1900 a 1920: Eliseu Visconti.

Década 1940: Ernesto de Fiori e Candido Portinari.

Década 1950: Pierre Verger.

Década de 1960: Mira Schendel, Wesley Duke Lee, Ubirajara Ribeiro e Walter Firmo.

Década de 1980: José Antonio da Silva, Carlos Scliar e Leonílson.

Década de 1990: Luiz Zerbini,  Beatriz Milhazes e Amélia Toledo.

Década de 2010: Rochelle Costi, Sergio Romagnolo, Laerte e Jeanette Musatti

Década de 2020: J. Borges.

“Temos aqui a rosa como um pretexto, para falar da vida, regeneração e morte, selecionando uma flor em busca de revelar sua presença longeva, pré-histórica e reiterada no universo humano, simbólico, de consumo ou de pura expressão artística.” comenta, Giancarlo Latorraca curador da mostra.

Obras em destaques produzidas por Paulo Von Poser

Para esta mostra foram escolhidas obras do artista Paulo Von Poser que interagem com elementos de sua coleção pessoal. Nesse contexto, o acervo é reforçado como fonte de inspiração para objetos que conectam o desenho do artista com os objetos do cotidiano, do design e da moda, entre elas estão alguns destaques:

Rosa Altar: Núcleo de abertura Rosas da Consagração;

Núcleo da coleção de vasos: Vaso pintado à mão em faiança;

Núcleo Rosas da Paz:  Esculturas de espinhos, produzidas em concreto e bronze;

Estampas de rosas, vestidos dos anos 1990’s, da marca FIT, estampa vestido G – Glória Coelho, confeccionado em 2023.

Prancha de surf pintada pelo artista Paulo Von Poser em performance na exposição Alma Surf.

Série de Rosas Neon, produzidas exclusivamente para essa exposição, que participaram da instalação do flower designer Vic Meirelles.

Exposição: Rosas Brasileiras

Curadoria: Giancarlo Latorraca e Paulo Von Poser

Produção: AYO CULTURA

Patrocínio: A exposição Rosas Brasileiras é apresentada pelo Ministério da Cultura e Santander Brasil (via Lei Federal de Incentivo à Cultura).

Sobre Paulo Von Poser

Paulo Fernando von Poser (São Paulo, São Paulo, 1968).  Arquiteto, desenhista, gravador, professor e cenógrafo. Forma-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), em 1982. Durante a graduação, dá cursos de desenho de observação. 

A partir de 1989, começa a desenhar rosas. O tema, recorrente em seus trabalhos, torna-se mais conhecido em 1996, quando o artista ilustra, com flores, o calendário do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP). Realiza diversas exposições individuais e coletivas. Dentre elas, a Horizontes (2001), composta de desenhos e pinturas expostos em praias da Bahia e no Arpoador, Rio de Janeiro. Junto com a fotógrafa Cristina Guerra (1960) faz o projeto Você Está aqui, que resulta em três exposições no ano 2006. 

Em 2007, participa de manifestação de Arte Pública em Auvergne, França; da Bienal de Art Siart em La Paz, Bolívia, e instala um painel de 3.500 azulejos nos muros do cemitério Araçá, em São Paulo. 

Em 2008, restaura o foyer e o teto do Theatro Guarany, em Santos. Lança seu primeiro livro, A Cidade e a Rosa, em 2010. Dois anos depois, expõe alguns trabalhos no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em mostra comemorativa dos 30 anos de sua carreira. Atualmente, leciona desenho na Escola da Cidade e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (Faus).

Sobre Giancarlo Latorraca

Arquiteto pela FAU-USP e doutorando no programa de Pós-Graduação da FAUD-USP na área do Design.

Colaborou com Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha e com o escritório Brasil Arquitetura. Trabalhou no Instituto Lina Bo e P.M. Bardi de 1993 a 2001, desenvolvendo projetos editoriais e de exposições.

Realizou inúmeros projetos expográficos em sociedade com o escritório Apiacás Arquitetos (2001-2010) e  museográficos para novos Museus (2011- 2016). Atuou como Diretor Técnico do MCB (2008 a 2023) promovendo extensa revisão do acervo da instituição e realizando diversas curadorias e projetos expositivos, entre outros, a mostra Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi, prêmio APCA-2014, Categoria “Fronteiras da arquitetura”, modalidade “Arquitetura e Urbanismo”.  Atualmente trabalha como autônomo em projetos de design de interiores, exposições e curadorias.

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo, centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia, já recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes e apresentou mais de 36 exposições nos eixos temáticos e imersivos. 

Construído para preservar o passado, iluminar o presente e transformar o futuro, as atrações do Farol Santander ocupam 18 dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura que, por décadas, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

As visitas começam pelo Hall do térreo, que surpreende com o famoso lustre de 13 metros de altura, pesando mais de 1,5 tonelada, passando pela Loja da Cidade e seguindo até o 26° andar: o Mirante do 26, que após revitalização, ganhou uma cafeteria especial por Mario Azevedo Gastronomia, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.

Do 24° ao 19° andar estão as galerias de arte que recebem exposições temporárias, apresentando trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais. E do 5º ao 2º andar, no Espaço Memória, os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade de São Paulo. Esses andares preservam mobiliário original, executado pelo Liceu de Artes e Ofícios, expostos nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento à época como Banco do Estado de São Paulo. Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360°, feita pelo artista brasileiro Vik Muniz exclusivamente para o Farol Santander São Paulo. 

Exposição Rosas Brasileiras

No subsolo do edifício, onde funcionava o cofre do Banco, está instalado o Bar do Cofre por SubAstor. O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com carta de drinks especiais e aperitivos.

Outro espaço conectado a gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica, que mantém uma agenda semanal de cursos e aulas de gastronomia ministradas por renomados chefes de cozinha. E no 28º andar, o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses.

Outro diferencial da instituição é a inusitada Pista do 21 por Rajas Skatepark, um dos maiores complexos esportivos para prática do skate do país, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade indoor. A pista de skate pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria e oferece agendamento de aulas.

Além dos andares culturais e gastronômicos, o prédio possui dois espaços exclusivos para eventos. No 25° andar, um incrível ambiente de 400m² decorado com elegante design, o Loft do 25 é um local sofisticado e contemporâneo que se adapta a diversos formatos de evento. E, no 8° andar, a Arena do 8 é o espaço ideal para palestras, encontros e debates, oferecendo equipamentos de áudio e vídeo, além da linda vista para o Vale do Anhangabaú e Avenida São João.

Serviço:

Exposição Rosas Brasileiras – Farol Santander São Paulo

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Data/Hora: 10/11/2023 a 18/02/2024 -09h às 20h

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada) 

Compra online:  https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre

Informações à imprensa: Marra Comunicação/ Assessoria de imprensa Faróis Santander São Paulo e Porto Alegre

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063

Priscila Previato: priscila@paulomarra.com.br – 11 99152-1525

Paulo Marra: marracomunica@gmail.com – 11 99255-3149

Redação: redacao@paulomarra.com.br – 11 3258-4780

Site: http://marracomunica.com.br

Confira o calendário de eventos completo