ConectA – Musubi: Jornadas Femininas na Cultura Japonesa

Compartilhe

Narrativas Femininas e Cultura Japonesa: Celebrando 70 Anos de Pavilhão Japonês

No ano em que o Pavilhão Japonês celebra seus 70 anos, uma série de programações e eventos em comemoração a essa significativa marca é apresentada.

Para dar início a essas celebrações, o Pavilhão traz “ConectA – Musubi: Jornadas Femininas na Cultura Japonesa“. Esta série de talks, programada ao longo de 2024 no salão nobre da instituição, convida a explorar as narrativas femininas que permeiam a cultura japonesa.

“Musubi”, traduzido como conexão e vínculo, será nosso guia para unir diversas vozes em uma experiência única.

Os talks proporcionarão uma plataforma para diálogos autênticos enraizados nas experiências marcantes de mulheres notáveis.

A série terá início no dia 7 de janeiro, às 15h, com a participação de Anna Lígia Pozzetti, Cidinha Ikegiri e Piti Koshimura, mediadas por Agata Takiya, curadora do Pavilhão Japonês.

O tema inaugural explorará o conceito de acolhimento, examinando como cada palestrante se sente acolhida pelo Japão em diferentes circunstâncias.


AS CONVIDADAS

  • Agata Takiya @agata_takiya é arquiteta e urbanista pela Universidade Estadual Paulista com especialização em Transnational Studies pela University of Tokyo.

    Atua como curadora do Pavilhão Japonês, tendo sólida experiência em relações institucionais em instituições como Instituto Tomie Ohtake, Museu da Diversidade Sexual e CAM – CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá).
  • Anna Lígia Pozzetti é intérprete de conferências de japonês e criadora de conteúdo sobre idioma, cultura e história do Japão na @komorebitranslations e no podcast Komorebicast, um podcast que apresenta pesquisas acadêmicas relacionadas ao Japão feitas por brasileiros.

    É mestre em história econômica pela Unicamp com pesquisa sobre a formação do capitalismo japonês entre os períodos Edo e Meiji (XVI-XIX). Sua conexão com o Japão vem da infância vivida no país e os anos de estudo de sua história e idioma.
  • Cidinha Ikegiri é médica ginecologista, pós graduada em medicina do exercício e do esporte e criadora de conteúdo na sua plataforma no instagram @cidinha , lugar que aborda assuntos relacionados à saúde, lifestyle e cultura.

    Apaixonada pelo Japão desde criança se reconectou com as suas origens após uma viagem recente ao país e hoje tem como objetivo divulgar e expandir os valores da cultura japonesa dentro da sua comunidade.
  • Piti Koshimura é autora do blog e podcast Peach no Japão @peachnojapao , e fundadora da Momonoki @momonoki_jp , plataforma de cursos sobre o universo japonês. Mora em Tóquio há 5 anos, depois de ter passado algumas temporadas no país de 2013 a 2018.

    Com seu trabalho como produtora de conteúdo, consultora e curadora, tem como missão promover um maior entendimento sobre a terra de origem de seus antepassados.

O PAVILHÃO JAPONÊS

Situado dentro do Parque Ibirapuera, o Pavilhão Japonês foi construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira, sendo doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação.

Símbolo do fortalecimento da amizade entre o Brasil e o Japão, o Pavilhão ocupa uma área de mais de 7.500 m², contando com um edifício principal, cercado por um vasto jardim. Esse bloco é composto por um salão nobre e uma chashitsu, sala destinada à cerimônia do chá que já recebeu cerimônias conduzidas pelo Grão Mestre Herdeiro Sen Soko e pelo Mestre Naya Yoshiharu.

Anexo à edificação principal, se encontra o salão que abriga hoje a exposição fixa do acervo do Pavilhão Japonês. A coleção conta com peças doadas e consignadas pelo governo do Japão, entidades, empresas e personalidades diversas. O conjunto tem intuito de apresentar ao público exemplos e marcos significativos da arte e cultura japonesa. Composta por peças originais e réplicas, a mostra recebe mais de 80 ítens dentre eles obras que representam diversos movimentos artísticos do japão, artefatos religiosos, objetos das artes marciais e do cotidiano japonês, dentre outros. Um dos grandes destaques são os dois conjuntos originais de armaduras e elmos de samurais, datadas de 1530.

Com visitas disponíveis de quinta à domingo, é considerado um dos raros pavilhões fora do Japão a preservar as características originais. O local é uma das referências das autoridades japonesas em visita ao Brasil. Recebeu em 2008 o então Príncipe herdeiro Naruhito e atual Imperador do Japão. Em 2014 recebeu a visita do primeiro-ministro Shinzo Abe, que na ocasião plantou uma muda de Pau Brasil no jardim.


Serviços:
Talk ConectA – Musubi: Jornadas Femininas na Cultura Japonesa

Local: Pavilhão Japonês – Parque Ibirapuera – Portão 10 (Próximo ao Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – São Paulo – SP.
Data: 7 de janeiro / Horário: 15h

Inscrições gratuitas: Sympla

Confira o calendário de eventos completo