Reunião e Bonenkai: Diretoria do Bunkyo e CIATE

Compartilhe

No último dia 2 de dezembro, realizou-se a reunião conjunta da diretoria do Bunkyo (incluindo os representantes regionais) e diretores e convidados do CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior.

Participaram da reunião cerca de 50 pessoas, que foi prestigiada pelas presenças do cônsul-geral do Japão em São Paulo Toru Shimizu; representante chefe do Escritório da JICA Brasil Masayuki Eguchi; diretor assistente da Divisão de Política de Emprego dos Estrangeiros, do Departamento de Estabilização de Empregos do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social do Japão, Tomotoshi Kumada e gerente da Agência da Previdência Social de Atendimento de Acordos Internacionais – São Paulo/Gerência São Paulo Sul, Belara Giraldelo.

Na ocasião, realizou-se a abertura do Simpósio Internacional “Educação Profissionalizante e Capacitação dos Brasileiros no Japão”, organizado pelo CIATE, que teve como destaque a palestra especial do ex-embaixador Katsuyuki Tanaka, atual presidente da Associação de Japoneses e Nikkeis Residentes no Exterior (Kaigai Nikkeijin Kyokai).

Após a parte cerimonial realizada no Salão Nobre, os presentes foram convidados para a confraternização do Bonenkai no Espaço Multiuso Bunkyo, onde foi servido o jantar, karaokê e sorteio de brindes oferecidos pelos diretores do Bunkyo.


Tanaka: enfoque para a 63ª convenção da entidade

O ex-embaixador Katsuyuki Tanaka, que atuou como cônsul-geral do Japão em São Paulo de 1993/97, mantém contato frequente com os nipo-brasileiros devido ao relacionamento com o CIATE e por conta da presidência da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai.

A Associação foi criada em 1960 com a finalidade de incrementar o intercâmbio do Japão com os nikkeis do exterior. A criação dela está relacionada diretamente ao período de reconstrução do pós-guerra quando o Japão recebeu uma série de doações do continente americano, incluindo os países de imigração japonesa como os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, México, entre outros países.

No final de 1956, com a adesão do Japão à ONU (Organização das Nações Unidas), em gratidão à ajuda dos nikkeis, os parlamentares japoneses em conjunto com outras entidades, realizaram em Tóquio uma confraternização dos nikkeis do exterior. Na segunda edição, em 1960, passou a ser chamada de Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior e que vem sendo realizada anualmente.

Em todos esses anos, os temas enfocados pela Convenção foram mudando, como também os palestrantes e público participante.

Bastante eufórico, o presidente Tanaka relatou que a 63ª edição, realizada de 16 a 18 de outubro último, em Tóquio, retomou a versão presencial depois de quatro anos devido à pandemia da covid.

Desta feita, 17 países estiveram representados, num total de 182 pessoas, sendo que a Brasil participou com maior delegação (65 inscritos), seguindo-se depois os EUA com 18 pessoas).

Em sua palestra, o presidente Tanaka elogiou a atuação do Bunkyo na programação da Convenção – além da palestra do presidente Renato Ishikawa na abertura do evento, a presença de representantes jovens nas rodadas de debates.

Comentou ainda sobre a declaração oficial do evento com o título “As iniciativas da nova geração jovem movem o futuro da comunidade nikkei”. No comunicado foram detalhados cinco resoluções como resultado do encontro: 1 – A nova geração de nikkeis, repleta de ideias e conhecedora da área de TIC (tecnologia da informação e comunicação), continuarão a enfrentar os desafios; 2 – A comunidade nikkei, onde nisseis e não descendentes de japoneses trabalham em conjunto, é um modelo de convivência mútua e cocriação; 3 – É importante herdar o espírito de “ênfase na educação” e “ajuda mútua” deixado pelos primeiros imigrantes japoneses; 4 -Apoiamos a próxima geração criada no Japão e 5 – Pedimos a flexibilização dos requisitos para o visto da quarta geração de nikkeis e a revisão da Lei de Nacionalidade.


Durante a reunião, duas homenagens

Durante a reunião conjunta, a gerente Belara Giraldelo da Agência da Previdência Social de Atendimento de Acordos Internacionais – São Paulo/Gerência São Paulo Sul falou sobre os acordos na área da previdência social mantidos pelo Brasil e diversos países, em especial com o Japão, contribuindo para a aposentadoria dos trabalhadores brasileiros no exterior.

Dr. Renato Ishikawa, em sua saudação, ressaltou o “interesse em que o Governo Japonês libere com a brevidade possível o visto para o ingresso dos jovens nikkeis da quarta geração, os yonseis, em seu território, flexibilizando as exigências em especial”.

“Acreditamos ser este o momento exato para as autoridades japonesas passarem a valorizar adequadamente os brasileiros residentes no Japão, e também os nossos yonseis, oferecendo-lhes condições de estudo, trabalho e vida idênticas às usufruídas por cidadãos japoneses, para benefício do próprio Japão”.

Durante o evento, foram prestadas duas homenagens especiais. Inicialmente, o presidente Renato Ishikawa, em conjunto com o presidente o CIATE, Dr. Masato Ninomiya, entregaram uma placa de homenagem o presidente da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, Katsuyuki Tanaka.

“No ano em que se comemora o 115º aniversário da imigração japonesa para o Brasil, receba o nosso reconhecimento, admiração e gratidão pelo seu apoio a comunidade nipo-brasileira e sua liderança no intercâmbio bilateral, bem como o suporte aos trabalhadores brasileiros no Japão ao longo dos últimos anos”, ressalta a homenagem, em português e japonês.

A segunda homenagem foi prestada por Masayuki Eguchi, representante chefe no Brasil da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), “como um sinal de minha torcida por todas as associações nikkeis no Brasil”, ressaltou em sua saudação.

“Há duas coisas principais que me impressionaram nas atividades do Bunkyo nos últimos anos, e não apenas o fato de terem conseguido superar as dificuldades impostas pela pandemia”, afirmou Eguchi.

“Uma delas é a inclusão dos jovens como principais atores das atividades”, continuou o representante chefe da JICA Brasil. “Podemos sentir a iniciativa de transmitir esse protagonismo aos jovens que serão os líderes dos novos tempos, aprendendo com os ensinamentos dos mais velhos que possuem uma rica experiência de vida e profissional”.

“Infelizmente, este ano podermos um jovem líder promissor, o sr. Marcelo Hideshima”, prosseguiu. “No entanto, tenho certeza de que novos jovens líderes seguirão seus passos, um após o outro. Essas tentativas de desenvolver os jovens também podem ser vistas em outras regiões”.

“Outra é a iniciativa de fortalecer a rede de associações regionais nikkeis em todo o Brasil, convocando regularmente reuniões dos 28 representantes regionais das mais de 400 organizações nikkeis do país”, ressalta Eguchi. Destaca que “as inúmeras associações regionais estão em ambientes diferentes, e algumas delas estão enfrentando crises em sua gestão e sobrevivência. Há um limite para o que cada organização pode fazer por si só, e acho que esse tipo de rede é muito importante para a evolução futura de cada associação, compartilhando sabedoria e conhecimento”.

Após o encerramento da cerimônia, todos os participantes se dirigiram para o Espaço Multiuso para a confraternização do Bonenkai. Além do jantar, houve sorteio de vários prêmios e também o karaokê à disposição dos convidados.

Acompanhe os detalhes da Declaração das 63ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior no “><link>

Galeria de Imagens:

Confira o calendário de eventos completo