Pavilhão Japonês 70 Anos – A poesia e a imagem do haiga abrem as comemorações

Compartilhe

Uma tradição cultural que combina poesia e imagem foi escolhida para abrir a série de eventos comemorativos aos 70 anos de construção do Pavilhão Japonês, localizado no coração do Parque Ibirapuera.

Trata-se da exposição “Haiga – Diálogos Visuais e Poéticos”, que terá início no próximo 25 de janeiro, dia do 470º aniversário da cidade de São Paulo, e traz as poesias haicai (versos 5-7-5 sílabas) de Massami Uyeda e fotos de Bruno Silvestre.

Haiga“, originalmente, é uma modalidade em que o autor combina o texto e a caligrafia de sua poesia com a ilustração (em geral, desenho), como uma forma de complementar a ideia exposta no haicai. Nos dias atuais, as ilustrações têm sido realizadas por fotografias.

“É uma honra inaugurar este ano de comemoração dos 70 anos do Pavilhão Japonês com uma exposição que destaca a colaboração como seu eixo central, celebrando a união nos seus mais variados formatos”, comenta Agata Takiya, curadora do Pavilhão Japonês.

“A todos que contribuíram para tornar esta exposição uma realidade, expresso minha profunda gratidão. Espero que essa mostra inspire reflexões, promova diálogos e deixe uma marca indelével em nossos corações, conectando-nos através da beleza atemporal da arte”, reflete Claudio Kurita, presidente da Comissão do Pavilhão Japonês.


Massami Uyeda

Mestre a Doutor em Direito, Massami Uyeda foi o primeiro nipo-brasileiro a ocupar o cargo de ministro em uma Corte Superior de nosso país.

Com uma carreira brilhante como jurista e magistrado, já aposentado, o ministro Uyeda revela agora seu talento poético, até então um segredo bem guardado. De acordo com ele: “Poesia integra a Vida, ainda que inconscientemente. Está na sintonia sincopada das sístoles/diástoles do coração. Está presente no pulsar das estrelas e no sorriso da criança. Está presente em nosso olhar e sentimento. Este é o sentido dos diálogos visuais e poéticos”.


Bruno Silvestre

Também atuando na área jurídica, o advogado Bruno Silvestre é membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, além de ter formação como músico, ator e fotógrafo. Deficiente visual de baixa visão, Bruno utiliza a câmera fotográfica para enxergar o mundo através das lentes.

“Para mim, a fotografia transcende o simples ato de capturar imagens; ela carrega um significado profundo e pessoal. Através das lentes, descubro uma visão aprimorada do mundo, uma percepção que vai além das limitações da minha deficiência visual”, revela Bruno.


Serviço:
Exposição: Haiga – Diálogos Visuais e Poéticos
Artistas: Massami Uyeda e Bruno Silvestre

Data: de 25/01 a 03/03/24
Local: Pavilhão Japonês – Parque do Ibirapuera (portão 10 – próximo ao Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – São Paulo – SP.

Horários: Quinta – 10 às 17h / Sexta, Sábado, Domingo e Feriados – 10 às 17h
Entrada:  inteira R$ 15 / meia R$ 7 (entrada franca às quintas)

A exposição conta com o patrocínio das empresas Osten Group, Arap Nishi e Uyeda Advogados, Quickly Travel – JTB. Café Fazenda Aliança, NPE Group e Acqualimp.

Confira o calendário de eventos completo