Exibição do filme “Okinawa Santos” no Bunkyo

Compartilhe

A exibição do filme “Okinawa Santos”, no próximo dia 10 de março (domingo), às 13h, ressalta um novo capítulo na história da imigração japonesa no Brasil.

Dirigido pelo cineasta japonês Yoju Matsubayashi, o filme tem como referência o dia 8 de julho de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, com a ordem do governo federal de evacuação compulsória dos súditos do Eixo da faixa litorânea brasileira.

Assim, 6.500 imigrantes japoneses que viviam no litoral santista foram obrigados a deixar suas residências, abandonar seus bens, suas propriedades no prazo de 24 horas. Sair somente com a roupa do corpo, levar seus filhos, seus doentes. Dessas famílias deportadas de Santos, mais de 60% eram imigrantes originários de Okinawa.

Depois de 80 anos, esse episódio, chamado de “Incidente de Santos”, está sendo abordado no filme que busca resgatar a memória dessas vítimas (foram 186 horas de entrevistas gravadas).


Serviço:
“Okinawa Santos – O lado obscuro da história oculta da imigração”.
Filme Legendado em português.



Data / hora: 10 de março (domingo), às 13h.

Local:
Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381, Liberdade/SP – Grande Auditório (Próx. ao metrô São Joaquim)
Estacionamento (terceirizado): R. Galvão Bueno, 540

Realização: Centro de Estudos Nipo-Brasileiros | Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo | Associação Okinawa Kenjin do Brasil
.

Apoio: Centro de Pesquisas da Imigração Okinawana no Brasil, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Diário Brasil Nippou, Utiná Press, Nippon Já.

Confira o calendário de eventos completo