JICA e entidades nipo-brasileiras: “Unidos pelo Futuro”

Compartilhe

Cônsul-geral Toru Shimizu, Presidente do Enkyo Paulo Saita, Presidente do Bunkyo Renato Ishikawa, Presidente Kenren Toshio Ichikawa , representante chefe do Escritório da JICA Brasil Masayuki Eguchi. Foto Bunkyo

“Um ato que representa uma mudança no status de relacionamento da JICA com as nossas entidades, proporcionando novos e importantes programas de intercâmbio entre a comunidade e o Japão, bem como o ampliando as condições de atratividade do Japão no Brasil”.

Estas foram as palavras de saudação do presidente Renato Ishikawa durante a cerimônia de assinatura do Memorando de Cooperação entre a JICA e as três entidades nipo-brasileiras (Bunkyo, Enkyo e Kenren), no último dia 29 de fevereiro.

A solenidade, realizada no Salão Nobre do Bunkyo, contou com a presença do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, e representantes de várias entidades nipo-brasileiras.

O Memorando refere-se ao programa de intercâmbio intitulado “Unidos pelos Futuro” que tem como objetivo “estimular ainda mais os intercâmbios pessoais entre a comunidade nikkei e o Japão”. Para tanto, deverá promover “a compreensão do Japão e divulgará a cultura japonesa no Brasil, além de fortalecer a relação de cooperação entre a comunidade nikkei e o Japão de modo que possam se ‘animar e encorajar’ mutuamente
para o futuro”.

 

Assinatura do Memorando de Cooperação “Unidos Pelo Futuro” pelas três entidades nipo-brasileiras (Bunkyo, Enkyo e Kenren). Foto: Bunkyo

Durante a cerimônia, em suas saudações, os dirigentes das entidades destacaram a importância de incrementar ainda mais o intercâmbio Brasil-Japão, como também, a incansável dedicação e esforços do representante-chefe Masayuki Eguchi.

O documento, que veio do Japão com a assinatura do presidente da JICA Akihiko Tanaka (que em junho de 2023 visitou o Brasil), foi firmado em ato solene pelos três presidentes Renato Ishikawa (Bunkyo), Paulo Saita
(Enkyo) e Toshio Ichikawa (Kenren).

Uma nova fase de cooperação

“Iniciamos uma nova fase de cooperação entre a comunidade nikkei e o Japão a partir do programa Unidos pelo Futuro”, ressaltou o representante-chefe da JICA no Brasil, Masayuki Eguchi no ato solene de assinatura do Memorando de Cooperação.

Após os agradecimentos às entidades pela promoção de uma série de projetos relacionado à JICA, Eguchi ressaltou que esta, enquanto agência do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) tem apoiado o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento.

O representante-chefe registrou ainda que tem implementado a cooperação técnica e financeira com o governo brasileiro, bem como cooperação financeira com o setor privado do Brasil junto aos projetos que contribuam para o desenvolvimento.

Completou que, além disso, promove a cooperação científica e tecnológica com universidades e institutos de pesquisa e cooperação com organizações não-governamentais dedicadas à participação cidadã.

Com os imigrantes japoneses e seus descendentes, a colaboração vem desde a década de 1960 por meio da Agência de Migração do Japão, um dos órgãos antecessores da JICA.

Cônsul-geral Toru Shimizu, Presidente do Enkyo Paulo Saita, Presidente do Bunkyo Renato Ishikawa, Presidente Kenren Toshio Ichikawa , representante chefe do Escritório da JICA Brasil Masayuki Eguchi. Foto: Bunkyo

Atualmente, destaca, mantém programa de bolsas de treinamento nikkei no Japão, envio de voluntários japoneses para as entidades nikkeis do Brasil e subsídios para as entidades de imigrantes japoneses. De acordo com Eguchi, “a comunidade nikkei é considerada um alicerce de fortes vínculos entre o Brasil e o Japão, e um modelo de ‘convivência e co-criação’.

De acordo com o representante-chefe Eguchi, o projeto “Unidos pelo Futuro” é um novo programa de intercâmbio que inclui basicamente quatro itens de cooperação que se somam aos outros já existentes e que,
“continuaremos a trabalhar ativamente neles”.

O primeiro se refere ao envio de delegações de entidades nikkeis ao Japão para visitas e discussões de cooperação, com órgãos do governo central e com os governos das províncias para fortalecer a relação província-mãe e os provincianos exterior.

O segundo se refere ao convite de peritos, empresários e outros do Japão para o Brasil.

O terceiro item do programa prevê a aquisição e uso de produtos das empresas japonesas por entidades nikkeis para promover sua atividade e promoção de produtos das empresas japonesas e das províncias.

O quarto e último item está relacionado à implementação de eventos culturais regionais, cursos e outras atividades para promover a compreensão do Japão e das províncias por entidades nikkeis, no âmbito nacional, bem como a criação e distribuição de conteúdo.

Outras iniciativas para cooperação estratégica Brasil-Japão

Cônsul-geral Toru Shimizu e representante chefe do Escritório da JICA Brasil Masayuki Eguchi. Foto: Bunkyo

O Memorando assinado no último dia 29 de fevereiro ainda inclui outras iniciativas com o propósito de “fortalecer ainda mais sua cooperação a fim de levar adiante a confiança construída pela comunidade nikkei e contribuir para seu crescimento sustentável”.

Assim, para “a resolução de questões e a promoção da cooperação estratégica entre o Brasil e o Japão”, estão relacionados oito seguintes itens apontados pelo representante-chefe Eguchi.

O primeiro se refere ao “apoio ao ensino da língua japonesa para as gerações mais jovens e promoção da compreensão do Japão e da comunidade nikkei”.

O segundo indica o “apoio ao setor de saúde na assistência social”; o terceiro, a “promoção do aprendizado mútuo dentro da comunidade nikkei e a formação de redes entre os diversos atores, com a inclusão das mulheres nikkeis”.


Representantes das entidades e convidados. Foto: Bunkyo

O quarto item prevê a “promoção da cooperação entre o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e o Museu da Migração Japonesa ao Exterior, bem como com os museus nikkeis em outros países”.

A quinta iniciativa inclui a “promoção de pesquisas sobre a história e a situação atual da comunidade nikkei, divulgação dessas informações, e para criar seu planejamento”. O sexto item prevê “criar meio do apoio aos
nikkeis que vêm ao Japão para fins de trabalho (por exemplo, ensino da língua japonesa antes da vinda ao Japão e apoio para melhorar sua capacidade de adaptação à sociedade japonesa)”, que complementa com o
sétimo item: “promoção do apoio à comunidade nikkei do Brasil no Japão, e outros”.

O Memorando indica, como oitavo item, a inclusão de outros assuntos, além dos listados, desde que consentidos pelos quatro participantes (JICA, Bunkyo, Enkyo e Kenren).

As secretarias administrativas do Bunkyo, Enkyo e Kenren e o Escritório do Brasil da JICA serão os pontos de referência de contato aos interessados em participar dessas iniciativas de cooperação.

“Esperamos que a comunidade nikkei e a JICA trabalhem juntas para criar conexões diversas e multifacetadas entre nikkeis e não-nikkeis e aprofundar ainda mais a consciência do Japão e da cultura japonesa na sociedade brasileira”, finalizou o representante-chefe do Brasil Eguchi.

Galeria de fotos da cerimonia de assinatura do memorando de cooperação "Unidos Pelo Futuro":

Fotos: Bunkyo

Confira o calendário de eventos completo