Biblioteca

A Biblioteca do Bunkyo foi criada logo após a fundação da entidade. Atualmente, além das mesas disponibilizadas para estudo ou leitura, das prateleiras com livros divididos por setores, possui uma sala de Imigração Japonesa que reúne acervo de obras relacionadas aos temas da comunidade nipo-brasileira (em português e japonês). 

Atualmente, a Biblioteca abriga cerca de 60 mil exemplares de obras na língua japonesa, em sua maioria, e na língua portuguesa. Os principais setores são: Literatura Mundial; Literatura Japonesa; Romance; Esporte; Saúde; Agronomia; Indústria; Estudos Sociais; Infantil; Infanto-juvenil. 

Esse setor também inclui a biblioteca de mangá em japonês – são cerca de 3 mil mangás que foram doados pelo empresário japonês Tetsuhito Amano e pela Universidade Meiji (que possui convênio com o Bunkyo para envio regulares de publicações recentes).

Possui um acervo de jornais diários impressos: do São Paulo Shimbun, é composto pelos jornais de 1975 a 2018 e do Nikkey Shimbun, de 1975 até os dias de hoje, sendo atualizados diariamente. 

Dispõe de uma sala especial para publicações relacionadas à história da imigração japonesa – são cerca de 4 mil obras em japonês, português, inglês e espanhol.

A Biblioteca do Bunkyo também é responsável pela organização de algumas atividades. Uma delas é o Mini-Bazar, que acontece mensalmente, na 1ª quarta-feira de cada mês. Outra é a Feira de Livros Usados, atividade semestral, que ocorre em abril e em outubro de todo ano.

Empréstimo de livros:

  • O empréstimo restrito aos sócios do Bunkyo.
  • Quantidade máxima de 5 livros por pessoa para o período de 2 semanas.

Sala de Leitura do Bunkyo
Local: Rua São Joaquim, 381 – 2º andar do prédio anexo – Liberdade – São Paulo – SP
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h às 17h30
Informações: (11) 3208-1755 (ramal 120)

Veja aqui as nossas PUBLICAÇÕES